O selo “Ospitalità Italiana” é um programa de certificação de qualidade e reconhecimento para os restaurantes italianos no mundo e tem como objetivos:
- Promover as tradições dos produtos da Itália e valorizar a sua cultura gastronômica.
- Valorizar a imagem dos restaurantes italianos no exterior que respeitam os padrões de qualidade do programa Ospitalità Italiana.
- Criar novas oportunidades e ações de promoção para os restaurantes italianos no mundo e para o selo Ospitalità Italiana.
No exterior as CÂMARAS que aderiram à iniciativa, sob a coordenação da Responsável de Projeto e Supervisão do Diretor Executivo se ocupam de:
- Divulgar e informar sobre como obter o Selo de qualidade Ospitalità Italiana;
- Solicitar e recolher candidaturas;
- Ocupar-se da realização das visitas técnicas, entrevistas e análises de cardápio, carta de vinhos, instalações e profissionais.
- Enviar as candidaturas à ISNART formato eletrônico.
- Apoiar os restaurantes certificados para aprimorar cada vez mais seus serviços, produtos e atendimento.
Abrangência do Programa
A Câmara seleciona restaurantes nos seguintes Estados de competência: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Distrito Federal, Pernambuco e demais estados da região norte e nordeste do Brasil.
Inscrição
Os restaurantes interessados deverão solicitar sua inscrição no processo de certificação “Ospitalità Italiana” encaminhando um e-mail para info@italiabrasil.com.br com os dados dos responsáveis pelo restaurante e informações para contato.
Após o recebimento do pedido lhe enviaremos a ficha de inscrição e toda a documentação do programa.
O RESTAURANTE DEVERÁ DISPONIBILIZAR O ACESSO À ESTRUTURA PARA QUE SEJAM FEITAS VISITAS, ENTREVISTAS E COLETA DE MATERIAL PARA O PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO. A AVALIAÇÃO É FEITA NA ITÁLIA POR UMA COMISSÃO COMPOSTA POR PROFISSIONAIS DO SETOR.
Processo de Avaliação
O restaurante deverá atender obrigatoriamente todos os 5 requisitos obrigatórios do programa, (requisitos de certificação elencados abaixo);
- Após o processo de avaliação, análise dos documentos recebidos e julgamento pela comissão avaliadora, caso o restaurante atenda os requisitos receberá um certificado e uma placa de identificação e será incluído na lista oficial das estruturas certificadas. (10q.it)
- Após a certificação todos os requisitos deverão ser mantidos e serão realizadas visitas periódicas de controle.
Requisitos Obrigatórios – Regras de Ouro
- O cardápio deve ter prevalência (50%) de pratos e receitas de tradição italiana.
- O restaurante deve ter, ao menos, uma pessoa que saiba se relacionar com o público em idioma italiano;
- A carta de vinhos deve conter, ao menos, 30% de vinhos italianos D.O.P. o I.G.P (DOC, DOCG ou IGT);
- O restaurante deve oferecer azeite de oliva extra virgem D.O.P. ou, alternativamente, um azeite 100% italiano. Não são admitidos azeites extraídos na Itália de azeitonas de origem comunitária ou produzidos em outros países;
- O restaurante deve contar com, ao menos, uma pessoa na cozinha que comprove sua experiência e competência com a culinária italiana.
- Assinar declaração de compromisso com a não utilização de produtos de imitação italiana.
- A fim de renovar anualmente o certificado, o restaurante se compromete em manter e zelar por todos os requisitos obrigatórios, caso contrário, haverá perda da certificação.
SERVIÇO:
Programa Ospitalità Italiana
Para informações e inscrições: info@italiabrasil.com.br