Situado entre as regiões de Vêneto, Lombardia e Trentino Alto Adige, o Lago de Garda é o maior da Itália e considerado uma dos mais bonitos do mundo.
Uma das maravilhas da Itália é o imenso Lago de Garda, situado entre as regiões do Vêneto, Lombardia e Trentino Alto Adige. Considerado um dos mais belos lagos do mundo e o maior da Itália, o lago está situado entre as províncias de Brescia e Verona, sendo margeado por lindas aldeias com seus parques e resorts.
A notoriedade do local vem de suas águas cristalinas, das vilas medievais que abriga, bem como de suas particularidades climáticas e atmosfera única, fruto da barreira formada pelos Alpes. Com verões amenos e invernos temperados, o crescimento de olivas e limoeiros em suas margens é favorecido. Os mais de 50 quilômetros da costa do lago, que acompanha a região de Vêneto, são conhecidos como Riviera das Oliveiras, devido ao intenso e particular cultivo do fruto.
Na época dos antigos romanos o lago era um dos destinos de luxo durante o verão. Nas margens do lago, principalmente ao sul nas cidades de Sirmione e Desenzano del Garda, existem várias ruínas de vilas romanas, com destaque para a Gruta de Catulo.
Com mais de 2.000 anos de história, a região mantém resquícios desde a pré-história com inscrições rupestres, e da Idade Média que podem ser revividos em visitas a característicos castelos, como o castelo Scaligero e pequenas igrejas medievais. A área foi ainda palco de guerras napoleônicas e austro-húngaras, marcadas pelos fortes ali existentes.
Os atrativos em torno do Lago de Garda são muito diversos e emocionam não só pela riqueza histórica, mas também por tamanha beleza. Assistir ao por do sol em Punta San Vigilio, subir de teleférico o Monte Baldo para ter uma espetacular vista de 360º, atravessar o lago em um veleiro, passear pelas charmosas ruas de Torri del Benaco ou conhecer Peschiera del Garda, declarada como a “Joia da Italia” para o patrimônio ambiental, cultural, arquitetônico e enogastronomico, são algumas das muitas opções que o lugar oferece.
Os esportes náuticos também têm seu lugar no Lago de Garda, sendo vastamente praticados e atraindo milhares de pessoas anualmente, principalmente os apaixonados pelas modalidades à vela, graças aos peculiares ventos da região que formam nas águas boas correntes. Esportes terrestres, como escalada ou trilhas de bicicleta, também têm seu espaço. No inverno também existem atraentes opções esportivas, como o esqui, que pode ser praticado em variadas pistas que se conectam.