Travessia do Oceano Atlântico que refez caminho do navegador florentino
19/06/17
Especializada em soluções logísticas aéreas e marítimas internacionais, a Ventana Serra, empresa associada à Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais, contribuiu para uma façanha náutica, quando os italianos Sergio Davì e Alessio Bellavista concluíram a travessia do Oceano Atlântico em um barco inflável de borracha, um feito inédito nesta categoria na história da navegação mundial.
Em celebração a conquista expressiva, o CEO da Ventana Serra, Paolo Casadonte, visitou seus dois compatriotas durante a chegada ao Brasil e conheceu de perto o barco inflável utilizado na travessia, um modelo Master 996 com 10 metros de comprimento e dois motores de popa de quatro cilindros.
Ao todo, cerca de 300 horas de navegação e quase dois meses no mar, foram as marcas alcançadas pelos aventureiros italianos, que partiram de Palermo, no sul da Itália, no último dia 29 de abril, e chegaram em Recife, capital pernambucana, no dia 17 de junho.
No trajeto, Davì e Bellavista fizeram escalas na Sardenha, nas Ilhas Baleares, em Marrocos, nas Ilhas Canárias, em Cabo Verde e em Fernando de Noronha, percorrendo um trajeto de 4,3 mil milhas náuticas. Seguindo a rota feita pelo navegador florentino Américo Vespúcio, que deu nome ao continente americano, a viagem objetivou difundir boas práticas de preservação ambiental e o turismo ecossustentável, além de recolher materiais científicos, que serão encaminhados à Universidade de Palermo, apoiadora da expedição.