Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Venezia cobrará para a entrada de turistas, a partir de 2022

Decisão visa combater o overturismo na cidade milenar

 

01/04/2022

Uma das cidades mais visitadas e conhecidas do mundo, que recebe cerca de 25 milhões de turistas, por ano, vem discutindo, há alguns anos, o impacto do turismo, cada vez mais crescente, no ecossistema da região.

Agora, a discussão polêmica, que vigora, em Venezia, pode ser um norte para várias localidades, que sofrem com a mesma situação: o overturismo – quando uma localidade recebe, constantemente, mais pessoas do que a sua capacidade máxima, comprometendo e tornando inviável a vida local.  A comuna, simplesmente, não consegue mais comportar a quantidade de turistas, manter a qualidade de vida dos moradores e dos serviços oferecidos e conservar o meio ambiente sustentável.

Foi pensando em todos esses impactos que, em 2019, o governo proibiu que os grandes cruzeiros atraquem, na cidade, e, agora, a autoridade local está tomando novas medidas. No próximo verão, Venezia deverá cobrar de 3 a 10 euros de cada turista e haverá controle, por meio de catracas, instaladas nos acessos das cidades. Além disso, serão exigidas reservas para que os visitantes entrem na città.

As novas medidas vêm causando uma enorme repercussão, pois a maior parte da renda do município é proveniente do turismo e que, devido à pandemia de Covid-19, passa por uma retração financeira severa.

 

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT