Curiosidades e sabores
27/05/16
Cercado por algumas das mais altas montanhas europeias (Monte Bianco, Monte Rosa, Cervino e Gran Paradiso), o Val D’Aosta, ou Vale de Aosta, em português, é a menor região da Itália, localizada em meio aos Alpes, e faz fronteira com a Suíça e a França.
Além de todos os atrativos de sua beleza natural, o Vale de Aosta possui inúmeros pontos turísticos, como estações de esqui, que funcionam, também, no verão. Na capital, Aosta, existem muitos monumentos da época romana, entre eles o Teatro Romano, o Arco de Augusto, a ponte de pedra e a Porta Pretoria, somados aos vários castelos da época medieval existentes na região.
Primeiro a ser criado na Itália, o Parque Nacional de Gran Paradiso, é garantia de um bom passeio junto à natureza. A área pertencia à família real italiana, servindo de reserva de caça do rei Vittorio Emanuele II.
Em sua rica gastronomia, o Vale de Aosta apresenta receitas típicas, como o famoso lardo di Arnad, um toucinho extraído da paleta do porco, temperado com sal e ervas aromáticas e maturado em caixas de madeira de castanho. Também muito conhecida é a fontina, queijo de Denominação de Origem Protegida (DOP), produzido desde a época medieval, feito com leite de vaca. Entre os doces, destaca-se o flantze, feito à base de farinha de trigo, frutas secas e manteiga.
Os vinhos da região são produzidos a partir de vinícolas localizadas em três locais: Vale Baixa, Vale Central e Valdigne (Vale Alta), sendo, em sua maioria, tintos. A produção é muito peculiar, por conta da topografia acidentada, o que torna difícil o cultivo das uvas, mas que confere às bebidas um sabor único, resultado de séculos de tradição.