Rota do vinho é a mais antiga da Itália
27/04/2021
Por Giancarlo Palmesi
A “Strada del Prosecco e Vini dei Colli Conegliano Valdobbiadene” é a rota do vinho mais antiga da Itália, ativa desde 1966, e reúne as capitais do prosecco: Conegliano e Valdobbiadene, na Província de Treviso, na Região do Veneto.
O percurso total é de 90 quilômetros, que promove dois vinhos com Denominação de Origem Controlada e Garantida (DOCG): o Conegliano Valdobbiadene Prosecco DOCG e o Colli di Conegliano DOCG. No caminho, é possível beber vinhos brancos e tintos, espumantes, proseccos e o famoso Passito di Refrontolo.
Entre os alimentos típicos, encontram-se frios crus e cozidos, queijos, castanhas, aspargos, carnes grelhadas e no espeto, trutas, ervas do campo, cogumelos e mel; entre os licores, a Grappa. Inúmeras receitas típicas podem ser degustadas nos restaurantes do circuito.
O roteiro parte da comuna de Conegliano, com suas arcadas da Contrada Grande, as fachadas dos palácios, os afrescos da fachada da Catedral, a escola enológica Cerletti, de 1876, e a Bottega del Vino.
Entre as atrações estão os vinhedos, as igrejas com os afrescos, a mansão Ghin Montalban, do século XVIII, em Collabrigo; o Mosteiro dos Monges Camaldulenses, do século XVII; a igreja românica do século XII, em San Pietro di Feletto; as Torri di Credazzo, no Col San Martino; a mansão Brandolini, do século XVIII, em Solighetto, sede do Consorzio Tutela del Vino Prosecco Conegliano Valdobbiadene DOCG; o Museu do Café e o Spazio dell’Uva e del Vino, com degustação de vinho e cerveja.
Para saber mais sobre o itinerário, as casas vinícolas, os vinhos, as comidas típicas e outras informações, basta acessar o site da associação www.coneglianovaldobbiadene.it