A região da Toscana, na Itália, é conhecida pela diversidade de belezas arquitetônicas
A região da Toscana, na Itália, é conhecida pela diversidade de belezas arquitetônicas, sua história e suas particularidades. Os belos vales e campos, sempre bem verdes e bem cuidados e árvores floridas ilustram os cartões postais de toda a Região. As praias são paradisíacas e cristalinas, as mais conhecidas são a Ilha de Elba, a Versilia e a Maremma.
Além disso, os diversos museus proporcionam uma incrível viagem no tempo. Florença, capital e maior cidade da região da Toscana, é considerada o berço do Renascimento italiano, e uma das cidades mais belas do mundo. Tornou-se célebre, também, por ser a cidade natal de Dante Alighieri, autor da “Divina Comédia”, que é um marco da literatura universal e de onde a língua italiana moderna tem várias influências. É possível ainda, ver obras por toda a cidade de Maquiavel, Michelangelo, Botticelli e Leonardo da Vinci.
Outra cidade famosa é Siena e as principais atrações estão reunidas em um labirinto de ruas e vielas ao redor da “Piazza del Campo”, que tem forma de leque. Uma das maiores praças medievais da Europa, a “piazza” fica no meio das 17 paróquias da cidade. Andar por Siena, situada em uma colina, também pode revelar encantadores refúgios e paisagens inesperadas. Na “Piazza del Campo” realiza-se a famosa e emotiva corrida de cavalos chamada Palio di Siena, que é feito duas vezes por ano, entre os meses de julho e agosto, com 10 cavalos e cavaleiros, e cada par representa um dos 17 bairros da cidade, designados contrade.
Já em Pisa, podemos encontrar a famosa catedral Duomo, onde há a conhecida e torta Torre de Pisa, além de museus belíssimos e pouco explorados.
Entre outras cidades que carregam consigo toda a história dos tempos medievais e renascentistas, existem também a Vila de Bolgheri; Castagneto Carducci, do poeta Giosuè Carducci; Massa Marittima, que preserva a arquitetura da catedral medieval e Suvereto, onde há o tradicional festival medieval.