Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Um debate sobre a aplicação da IRFS e seus impactos nas empresas

Câmara reúne três especialistas contábeis para dialogar sobre as normas internacionais

 

23/09/2020

Essenciais para a sustentabilidade das multinacionais, as Normas Internacionais de Informação Financeira, ou International Financial Reporting Standards (IFRS), foram criadas para padronizar os procedimentos contábeis e a interpretação sobre as práticas, auxiliando na gestão dos negócios nos âmbitos nacional e internacional. Diante da relevância do tema, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em parceria com a Drummond Advisors, realizou, ontem, 22 de setembro, o webinar “IFRS: os Impactos Contábeis na Matriz Estrangeira”. O evento reuniu três especialistas no assunto, para discutirem e analisarem os impactos das diretrizes na sede estrangeira: Joice Izabel, sócia da Drummond Advisors; Juliana Campos, chief accounting officer (CAO) Latam da Fiat Chrysler Automobiles (FCA); e Maikon Luiz, gerente-geral (SP) da Drummond Advisors.

Mestre em Contabilidade pela Suffolk University (Boston/EUA) e contadora especialista em Gestão Tributária, Joice Izabel mediou o webinar e iniciou o diálogo abordando as questões referentes ao CPC 47, que é equivalente ao IFRS 15. Joice explicou as características da norma e suas responsabilidades de aplicação, além de apresentar os passos para o reconhecimento efetivo da receita, que são os pontos necessários de observação para que não ocorram discrepâncias entre os processos na matriz estrangeira e nas subsidiárias brasileiras, resultando em impactos contábeis.

A administradora e contadora Juliana Campos, no intercâmbio de temas, expôs como funciona, na prática, o cumprimento das normas. Trazendo em pauta sua experiência, ela respondeu quais foram os controles necessários para a aplicação da norma na FCA, pontuando os impactos significativos, os desafios enfrentados e apresentou recomendações para as empresas que, ainda, enfrentarão o mesmo processo.

Em interação, Maikon Luiz, contador especialista em IFRS, aprofundou sobre as normas, esclarecendo o CPC 06, que equivale a IFRS 16. Referente à questão de arrendamentos, Maikon comentou que a norma tem causado impactos na consolidação contábil das empresas brasileiras, principalmente naquelas que possuem matriz estrangeira. Segundo ele, é muito importante identificar, previamente, a adoção da IFRS 16 nos contratos de arrendamento existentes e os que podem ser exceções à aplicação da norma, para que, após essa etapa, seja feito o reconhecimento inicial e a análise e compreensão dos reconhecimentos mensais.

Após exemplificar um caso hipotético para ilustrar o assunto, Maikon esclareceu os efeitos na adoção da regra, seguido por Juliana, que comentou sobre o processo de observância da norma na Fiat Chrysler Automobiles, quando destacou alguns pontos marcantes de sua experiência e compartilhou orientações com os expectadores.

Com a presença de um público numeroso, os palestrantes interagiram com os participantes do webinar, esclarecendo dúvidas e compartilhando experiências sobre o assunto.

 

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT