Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Sexta edição da Semana da Cozinha Italiana celebra a consciência e a sustentabilidade alimentar

Atividades promoveram a tradicional enogastronomia italiana e seus produtos

30/11/2021

Entre os dias 22 a 28 de novembro, Minas Gerais recebeu uma série de eventos para celebrar a sexta edição da Semana da Cozinha Italiana no Mundo, que, este ano, teve como tema a tradição da cozinha italiana, sob a ótica da consciência e valorização da sustentabilidade alimentar. As atividades foram realizadas pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte.

A celebração anual, que ocorreu em mais de 100 países, foi uma iniciativa do Governo Italiano, com o objetivo de promover a cultura gastronômica da Itália, divulgar os produtos made in italy e combater o italian sounding, falsificação de produtos agroalimentares. Para as comemorações, foram planejadas atividades virtuais e presenciais, como vídeos, masterclasses, degustações de vinhos e um festival nos restaurantes parceiros.

Para abrir a semana, no dia 22, segunda-feira, os restaurantes parceiros Bottega Coppola (Montes Claros), Est! Est!! Est!!!, La Vera, Villa Celimontana, Nonna Carmela e Tulha du Chef (Barbacena) promoveram um menu especial comemorativo, em que os clientes puderam festejar a tradicional cozinha italiana.

Nos dias 23 e 24, aconteceram, presencialmente, duas edições do “Aperitivo Italiano”, no Baretto do Hotel Fasano Belo Horizonte. Nos eventos, os convidados apreciaram famosas bebidas italianas: Bellini, Negroni, Aperol Spritz, Rossini, Garibaldi, Prosecco, Spumante e o vinho Nero D´Avola. As bebidas foram harmonizadas com uma seleção de antepastos, como bruschetta, arancini, focaccia e uma variedade de frios e queijos italianos.

Ainda no dia 24, houve o encontro on-line “O movimento Slow Food: Um Fenômeno Eco-Gastronômico em Evolução”, promovido pelo Centro de Línguas da Fundação Torino, com a sommelier italiana Nella Cerino, sobre o movimento Slow Food e sua evolução. O encontro foi transmitido, em italiano, por meio da plataforma Zoom.

A noite do dia 26, sexta-feira, foi dedicada aos vinhos italianos. Em uma degustação de rótulos das cantinas Clavesana (Piemonte) e Campo Del Sole (Emilia-Romagna), na sede da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS Minas), os sommeliers Renato Costa e Nella Cerino conduziram os convidados a uma viagem pelos sabores das bebidas. O evento contou com a participação de diretores e associados da Câmara Italiana, membros da comunidade italiana, do cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, de jornalistas, influenciadores digitais e amantes de vinhos.

Para finalizar a Semana da Cozinha Italiana no Mundo, em 29 de novembro, a degustação de vinhos “Das Montanhas aos Vulcões” apresentou rótulos das regiões do Piemonte e da Campania: Falanghina, Arneis, Greco di Tufo, Barbera d´Alba e Langhe Nebbiolo. O evento foi realizado, na sede da ABS Minas, e aberto ao público.

Além das ações presenciais, entre os dias 22 e 28 de novembro, foram publicados diversos vídeos, ainda disponíveis, no canal do Youtube do Consulado da Itália em Belo Horizonte.

O primeiro deles é a masterclass “Jantar em Três Tempos”, apresentou o chef italiano Massimo Battaglini preparando um jantar especial, que teve, como entrada, gema de ovo vermelho, com fondue de Grana Padano e molho de trufa negra; como prato principal, paccheri al pomodoro, com azeitonas pretas e manjericão; e como sobremesa, crema ao mascarpone, com savoiardi e frutas vermelhas. A série “Produtos Italianos” destaca alguns dos protagonistas da gastronomia italiana: pomodoro, farine e gelato. Para finalizar, os alunos do curso de língua italiana, da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), desvendam os “Os Pratos Pobres que Conquistaram o Mundo”, com as receitas de quatro pratos tradicionais: canederli, stroncatura, spaghetti alla carrettiera e spaghetti alle vongole fujute.

Fotos: Leca Novo/ @lecanovo

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT