Região é eleita a mais bonita do mundo
21/07/16
A Itália pode gabar-se de ter um dos lugares mais bonitos do mundo: a Puglia. Eleita pela National Geographic, a região ganhou o prêmio “Best Value Travel Destination in the World”, tendo como atrativos o mar e as praias, a beleza das paisagens, as cidades, a cultura e a gastronomia. Uma das mais belas joias do sul italiano, a Região é uma planície banhada pelos mares Adriático e Jônico e um dos destinos preferidos dos italianos e de muitos turistas estrangeiros, inclusive brasileiros, que desfrutam da hospitalidade e carisma do povo local.
Tendo um atrativo em todo o seu território, cada localidade da Puglia possui peculiaridades imperdíveis, e uma dessas regiões que vale a pena ser conhecida é Salento ou Península Salentina, também conhecida “Taco da Itália”, localizada no extremo sul.
Apesar de ser conhecida por seu litoral paradisíaco, tendo suas praias eleitas como as mais limpas da Itália e uma das rotas preferidas no verão, a Região torna-se um destino imperdível durante o inverno – entre dezembro e março. Mesmo assim, dias ensolarados e agradáveis são comuns nessa estação do ano, um atrativo a mais para os admiradores do sol e praia. Deixando de lado os atrativos do mar, é possível mergulhar na vasta e rica cultura local, conhecendo cidades únicas e deslumbrantes, entre elas a pitoresca Otranto, que no inverno, pode ser desfrutada calmamente, longe das multidões da alta temporada.
Em Otranto, um passeio a pé é uma ótima escolha, ideal para conhecer a belíssima comuna, repleta de história, que na antiguidade foi habitada por gregos e romanos, e devido ao seu porto tornou-se a cidade mais importante da Puglia na época.
Cafés, restaurantes, um castelo medieval e outros atrativos únicos fazem de Otranto um roteiro obrigatório para quem visita o município. A Puglia é um daqueles lugares em que mudam-se as estações, mas a beleza continua intacta.
Além da NatGeo, o título de região mais bela do planeta também foi concedido pelo The New York Times e Lonely Planet.