Conheça as peculiaridades dessas iguarias italianas
29/01/19
Considerado uma excelência da gastronomia italiana e reconhecida mundialmente por seu paladar e perfume peculiares, o presunto cru é dividido em três grandes grupos em base ao seu sabor doce, semi-doce ou salgado. O método de produção, sobretudo a culinária regional e o tipo de pão produzido em determinadas localidades da Itália influenciaram diretamente o sabor final desta iguaria italiana.
Presunto Cru Doce – com sabor doce e refinado, é derivado das coxas de porcos que pesam entre 160 e 180 kg, aromatizados por um tipo de massagem com sal e, em seguida, submetido a envelhecimento pelo menos doze meses. Os presuntos doces mais famosos da Itália são o San Daniele da Região de Friuli Venezia Giulia e o Parma da Região de Emilia Romagna.
Presunto Cru Semi-Doce – agrada aos diversos tipos de paladares por apresentar um gosto único e particular, como indica a própria palavra ele é o caminho do meio entre o doce e o salgado. As principais áreas de produção desse tipo de presunto são as Regiões do Lazio, Toscana e Umbria, onde cada uma delas utilizam diferentes métodos de salga, que dão toques diferentes regionais a cada receita.
Presunto Cru Salgado – típico de áreas do centro e sul da Itália, esse tipo de presunto requer uma maior quantidade de sal por causa do clima mais quente. O sabor da carne é mais intenso devido também à mistura de aromas presentes na nas técnicas de processamento. O processo de cura pode ser de até 18 meses e entre os presuntos salgados mais populares estão: o Toscano, o Norcia e o Montefeltro.