26/10/20
A Pasta di Gragnano Indicazione Geografica Protetta (IGP) é um tipo de macarrão, obtido a partir da mistura de sêmola de trigo duro combinada com água. Crua, a Pasta di Gragnano tem a cor amarelo palha, com textura enrugada. Após o cozimento, a massa fica com consistência firme e elástica, livre de pegajosidade e muito homogênea. A nota distintiva do produto é o sabor marcante do trigo.
A produção da pasta é dividida em diferentes fases, desde a massa até a embalagem. Dentre esses, o mais importante é, certamente, o desenho do bronze, que ocorre após a mistura e é necessário para dar à massa a forma desejada. Posteriormente, a pasta é deixada para secar a uma temperatura entre 40 e 80 °C, por um período de seis a 60 horas. Essa fase é muito delicada, servindo para eliminar o excesso de umidade. Após o resfriamento, a massa é embalada, no máximo, em 24 horas para evitar que perca suas características organolépticas.
A Pasta di Gragnano é um produto vinculado à área de produção há séculos. Fontes históricas narram que, em julho de 1845, o Soberano Ferdinando II, em visita às fábricas de massas de Gragnano, exclamava: “Comida genuína, como genuínos são os homens de Gragnano”. Contribuem para o sucesso da pasta a proximidade das Montanhas Lattari que, com as suas nascentes, fornecem uma das matérias-primas da massa, bem como a perícia dos produtores, que deixaram inalterada a tradição secular de produção.