Queijo atinge 3,94 milhões de rodas produzidas e 2,35 bilhões de euros em negócios, em 2020
03/03/21
2020 foi um ano recorde para a produção de parmigiano reggiano, que cresceu 4,9% em relação ao ano anterior. As 3,94 milhões de rodas (cerca de 160 mil toneladas) produzidas, no ano passado, representam o nível mais alto da história do queijo italiano, atingindo um volume de negócios de 2,35 bilhões de euros.
Certificado com a Denominação de Origem Protegida (DOP), o parmigiano reggiano tem conquistado, cada vez mais, espaço no mercado internacional. A Itália – que representa 56% da demanda pelo produto – registrou um aumento no volume de vendas de 7,9%, enquanto as exportações evoluíram em 10,7% relação ao ano anterior.
“Apesar das dificuldades ligadas à pandemia, o parmigiano reggiano fechou 2020 com um resultado positivo, que premia a reputação e a qualidade do produto DOP mais valioso do mundo. A escolha dos consumidores em todos os mercados, obrigados a abandonar durante muitos meses as refeições fora de casa, indicou claramente a sua preferência. Estamos nos preparando para enfrentar um 2021 difícil: a marca Parmigiano Reggiano pode se tornar uma verdadeira marca global e estamos trabalhando nessa perspectiva”, afirmou, em nota, Nicola Bertinelli, presidente do Consórcio Parmigiano Reggiano.