Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Papel das Câmaras Italianas é foco de encontro em Roma

Balanço de 2023 revela impacto significativo no mundo dos negócios

O papel das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (CCIEs) foi destaque durante evento realizado na Câmara dos Deputados em Roma, no dia 07 de março de 2024, no qual foi apresentado o balanço das atividades de 2023. Com mais de 160 mil empresas envolvidas e 50 mil assistidas, as 86 CCIEs atuantes no mundo desempenharam papel fundamental no fomento dos setores agroalimentar, moda, mecânica, construção, turismo, móveis, energia, entre outros.

A busca por parceiros comerciais e reuniões de negócios foi a principal demanda, representando 47% das solicitações às CCIEs. Em 2º lugar ficaram serviços de busca de oportunidades e consultoria especializada (23,8%), seguidos por orientação para mercados estrangeiros (22,2%). Esse engajamento resultou em mais de 18 mil empresas estabelecendo novas alianças, confirmando a relevância das Câmaras na criação de redes comerciais.

As empresas que buscam as Câmaras Italianas variam desde grandes corporações com presença consolidada no exterior até PMEs em estágios iniciais de internacionalização. Esta diversidade reflete a importância do suporte adaptado às necessidades específicas de cada empresa. Reafirmando o compromisso com a modernização econômica e a promoção do “Made in Italy”, as CCIEs tem se voltado gradativamente para as novas fronteiras da internacionalização, desde a economia digital e a inovação tecnológica, até a sustentabilidade, a fim de responder mais assertivamente às necessidades das empresas.

A presença global das CCIEs foi um dos destaques, com 86 câmaras operando em 63 países, abrangendo mais de 80% do comércio internacional da Itália. Pesquisas confirmam a satisfação das empresas com os serviços oferecidos pelas CCIEs, com aprovação de 90% e entrada de novos membros em 2023, representando crescimento de 20%, atestando a percepção das empresas sobre as Câmaras enquanto parceiros valiosos, seja na expansão das operações e da produção internacional, seja em colaborações em pesquisa, desenvolvimento e outros.

Fonte e Foto: Assocamerestero

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT