Sabores para alegrar o inverno
Época do carnaval, tempo festivo para brincadeiras e fantasias, mas principalmente tempo de doces para o deleite dos foliões. No mês de fevereiro, em toda a Itália as temperaturas são baixas devido ao período de inverno e os doces chegam para alegrar tanto o inverno como para celebrar o carnaval no país da bota.
Na Itália, existe uma grande variedade de doces caseiros de Carnaval preparados artesanalmente que variam de acordo com a culinária regional. Nesse período, as sobremesas mais populares nas mesas dos italianos são:
A castagnole ou favette é um doce carnavalesco difundido por todo o país e faz parte da culinária das Regiões da Ligúria, Emilia Romagna, Marche, Lazio, Umbria, Vêneto e Lombardia. Os ingredientes principais sãos: ovos, farinha e manteiga. A partir da massa pronta, são feitas bolinhas e depois elas são fritas em óleo quente. Elas podem ser recheadas e em algumas variações levam mel.
O friciò piemontesi é um doce piemontês muito similar a castagnole, mas a diferença é que o friciò é recheado com uva passa. O arancini di carnevale é uma massa frita com sabor de laranja e faz parte da tradição gastronômica da Região de Marche.
Um doce clássico, sobretudo na época do carnaval, é o fritelle di mele, doce frito que leva maçã na receita. O migliaccio é um doce napolitano que é feito a base de ricota e sêmola, um costume culinário sulista que dá água na boca durante toda a festa do carnaval.