Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Organista e musicista Elisa Freixo participa de Festival de Cultura Brasileira na Itália

Promovido pela Casa Fiat de Cultura e pela Embaixada do Brasil em Roma, evento leva o melhor da arte brasileira à Itália, desde 2011

A organista e musicista Elisa Freixo é uma das convidadas do Festival de Cultura Brasileira na Itália, realizado em Roma, desde 2011, por meio de parceria entre a Embaixada do Brasil em Roma, a Casa Fiat de Cultura e o Ministério da Cultura. Com repertório escolhido especialmente para a ocasião, a artista se apresenta, no dia 22 de maio, às 20h, na Sant’Agnese in Agone, igreja barroca do século 17 que integra o conjunto do Prédio da Embaixada na Piazza Navona.

No concerto, a solista interpretará obras em dois diferentes órgãos: o primeiro instrumento é italiano, remonta ao século 18 e se caracteriza como “positivo” – por não possuir pedais e contar com poucos registos (nome dado às configurações do órgão, para que se obtenha um timbre específico); o segundo é alemão e foi reconstruído no século 20. Atualmente, conta com dois teclados e pedais, além de tubos feitos de estanho.

O repertório a ser executado por Elisa Freixo, no órgão italiano, inclui as peças Toccata, Allegro e Folias, de compositores anônimos do século XVIIITiento partido de VI Tono, de Joseph de TorresDuas Sonatas, de Domenico ScarlattiSonata em Ré Maior e Allegro.Larghetto.Allegro, de João de Souza Carvalho. Já no instrumento alemão, a musicista interpretará Preludio e Fuga em sol menorde Johannes Brahms; Andante com variações, de Felix Mendelsohn; Toccatina para Flautas, de Pietro Yon; Tango a modo de bossanovade Guy Bovet; Currupiode João Wilson Faustini e Toccata Longade Calimério Soares. 

Elisa Freixo ressalta que o repertório escolhido para o evento revela-se, ao mesmo tempo, original – posto que quase desconhecido na Europa –, bonito e leve: “Abro com peças latino-americanas e, em seguida, presto homenagem a Scarlatti e a seu ‘quase aluno’ João de Souza Carvalho. Já na segunda parte da apresentação, interpreto dois autores bastante conhecidos, Brahms e Mendelsohn, por considerar que suas obras soam muito bem no órgão alemão”. Na sequência, a artista dedica-se a duas peças, compostas, respectivamente, por Pietro Yon e por Guy Bovet. “Bovet foi meu professor e compôs Tango a modo de bossanova pensando no Brasil. A obra é muito divertida!”, comenta. A apresentação se encerra com o trabalho de dois compositores brasileiros, João Wilson Faustine e Calimério Soares.

Para o presidente da Casa Fiat de Cultura, José Eduardo de Lima Pereira, a realização, desde 2011, do Festival de Cultura Brasileira na Itália, em parceria com a Embaixada do Brasil em Roma, é a consolidação do sonho da permanente troca de experiências artísticas e culturais entre nações: “A cultura pode ser uma só, mas as manifestações revelam-se diversas. Daí a importância de que todos, no Brasil e na Itália, tenham acesso ao que de melhor é produzido, culturalmente, pelos dois países. Tenho certeza de que o vasto talento de Elisa Freixo será apreciado, e experimentado, pelos amigos italianos, como uma das mais belas e intensas facetas da cultura brasileira.” Lima Pereira recorda-se, ainda, do sucesso do projeto Momento Itália-Brasil, que, em 2011/2012, permitiu que muitos artistas italianos se apresentassem em terras brasileiras.

O evento conta com o patrocínio da Fiat Automóveis, CNH e Iveco.

 

Elisa Freixo

Após longo período de formação em órgão e cravo, no Brasil e na Europa, a paulista Elisa Freixo está radicada em Minas desde 1988, quando foi convidada, pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana, a cuidar do órgão de sua Sé e a desenvolver um trabalho de divulgação em torno deste precioso instrumento. Além de suas atividades como concertista, que a levam a viajar regularmente pelo Brasil e por outros países, exerce intensa atividade didática, e vem produzindo uma série de gravações, ao órgão, como solista e camerista.

A musicista é, hoje, responsável por projetos de restauros de importantes órgãos históricos brasileiros, além de diretora artística dos Concertos no Museu do Oratório em Ouro Preto e responsável pela programação de concertos na Sé de Mariana e na Matriz de Santo Antonio de Tiradentes, em Minas Gerais. A artista também acaba de lançar seu último CD, gravado em Waltersdorf, Alemanha, com música ibero-americana dos séculos XVII e XVIII.

Serviço:

Concerto com a organista e musicista Elisa Freixo

Festival de Cultura Brasileira na Itália

Dia: 22 de maio, às 20h

Local: Igreja Sant’Agenese in Agone – Via di Santa Maria dell’Anima, 30 (Piazza Navona)– Roma – Itália

Entrada gratuita. Sujeito à lotação da Igreja.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT