Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

O segredo do pesto genovês

Saiba um pouco mais sobre esse saboroso molho verde e cremoso, de aroma penetrante e sabor marcante, típico de Gênova, capital da Ligúria.

Gênova, capital da região italiana da Ligúria, tem inúmeros atrativos turísticos, mas foi da culinária a invenção que a tornou mundialmente famosa: o pesto genovês. Esse molho verde e cremoso – de aroma penetrante e sabor marcante, é feito à base de folhas de manjericão, alho, pinoli (sementes do pinheiro), queijos parmesão e pecorino, azeite extra virgem e sal. Utilizado hoje em diversos pratos, na região tempera principalmente o trenette (versão local do spaghetti), a lasagna, o gnocchi de batata e o minestrone. Sua fórmula comporta ligeiras variações, porque cada genovês guarda um segredo ao prepará-la. A Grande Enciclopedia Illustrada della Gastronomia (seleção da Reader’s Digest, Milão, 2000) distingue dois tipos de pesto: o “di Ponente”, mais simples e forte; e o “di Levante”, com menos alho.

O segredo do verdadeiro pesto genovês está na qualidade dos ingredientes. O manjericão deve ser da região de Gênova. A mesma origem se aconselha ao azeite, embora alguns prefiram o da Toscana, da onde procedem também o pecorino e os pinoli. Já o parmesão vem da Emilia-Romagna, terra natal desse queijo. A alma do pesto genovês é o manjericão lígure ou Ocimum basilicum, como as demais variedades dessa saborosa planta, vindas das regiões tropicais da Ásia e África e espalhadas há muito tempo pela bacia do mediterrâneo. O clima da região, adequado para o seu crescimento, e o solo ideal conferem-lhe um perfume característico e gosto persistente.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT