Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

O Made in Italy em Minas Gerais

Em noite da gastronomia italiana, Câmara entrega selo internacional de excelência

23/11/16

Em uma noite dedicada à cultura gastronômica da Itália, ontem, 22 de novembro, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas realizou a 6ª edição do Ospitalità Italiana – Ristoranti Italiani nel Mondo, para entregar os certificados de qualidade aos restaurantes com fortes características italianas em Minas. O evento, promovido em parceria com o Consulado da Itália em Belo Horizonte, aconteceu na sede consular italiana, em Belo Horizonte (MG).

Na abertura da cerimônia, a Cônsul da Itália em Belo Horizonte, Aurora Russi, destacou a abrangência e a riqueza da cultura italiana, ressaltando a importância da gastronomia na formação da identidade cultural ao redor do mundo. Durante o discurso, a diplomata divulgou o início da Primeira Semana da Cozinha Italiana no Mundo, iniciativa dos ministérios italianos da Agricultura e de Relações Exteriores, que, de 21 a 27 de novembro, levará a mais de 100 países conferências, aulas de culinária, concursos e exposições sobre uma das gastronomias mais reverenciadas em todo o planeta.

Em seguida, assumindo a palavra, o presidente da Câmara Ítalo-Brasileira, Valentino Rizzioli, lembrou do trabalho desenvolvido na prospecção e certificação de novos estabelecimentos sediados em cidades do interior do Estado. “Por meio do Ospitalità Italiana, temos conseguido, de maneira efetiva, contribuir para a propagação da gastronomia e dos verdadeiros costumes italianos em Minas e, com isso, fortalecer os laços culturais. E não tenho dúvida de que a gastronomia é, na prática, um dos melhores exemplos que temos hoje”, concluiu Rizzioli.

Prosseguindo, o secretário-geral da Câmara, Leonardo Freitas, conduziu a entrega dos certificados da temporada 2015-2016, entregues pela Cônsul Aurora e o presidente Valentino. Ao todo, 12 restaurantes foram premiados, sendo nove recertificados: Barolio, Domenico, Est! Est!! Est!!!, Maurizio Gallo, Nonna Carmela, Osteria Casa Mattiazzi, Provincia di Salerno, Sapore D’Italia e Villa Roberti. Outros três estabelecimentos receberam, pela primeira vez, o selo Ospitalità: Annela, Pecatore e Via Destra.

No encerramento do evento, a Cônsul Russi pediu aos agraciados com selo de excelência que mantivessem o padrão de qualidade e sublimidade, ingredientes indispensáveis à cozinha italiana.

Para receber o selo da temporada 2015-2016, os selecionados foram aprovados em requisitos que avaliaram a utilização de ingredientes comprovadamente produzidos na Itália, passando por pratos que sejam fiéis às receitas do país, até a presença de um chef com experiência em restaurantes e instituições italianas, bem como um funcionário fluente no idioma.

Ospitalità Italiana

Criado em 1997, na Itália, o certificado de qualidade surgiu da necessidade de se classificar os restaurantes do próprio país. Já o atestado do selo no exterior da Itália iniciou-se em 2010. Desde então, está presente em 54 países, com mais de 1.736 estabelecimentos certificados em todo o mundo.

O Ospitalità Italiana é uma realização da União das Câmaras de Comércio da Itália (Unioncamere) e do Instituto de Pesquisas Turísticas (Isnart). Desde 2009, em território mineiro, a Câmara Ítalo-Brasileira é responsável por recolher informações, fotos e depoimentos, que são rigorosamente avaliados pelos órgãos competentes na Itália.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT