Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

O Gruppo Dirigenti Fiat promove palestra de Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para a América do Sul

Evento teve o apoio institucional da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e das empresas Stellantis, IVECO e CNHI

O Gruppo Dirigenti Fiat (GDF) promoveu na quarta-feira, dia 29 de maio, na Casa Fiat de Cultura, uma palestra do presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, na qual foi apresentado, aos associados GDF e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, o plano estratégico da Stellantis para a região nos próximos anos, denominado NEXT LEVEL, abordando as perspectivas e novos projetos de investimentos da cia.

Estiveram presentes no encontro autoridades, entre as quais a cônsul geral da Itália em Belo Horizonte, Nicoletta Gomeiro, o Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Agostinho Patrus, e o prefeito da cidade de Betim, Vittorio Medioli, além de lideranças das principais empresas brasileiras e italianas ligadas direta ou indiretamente à cadeia de valor da Stellantis, bem como representantes dos associados do GDF e da Câmara Italiana MG. O discurso de abertura contou com a participação do vice-presidente sênior de recursos humanos da Stellantis para Amércia Latina e presidente da Casa Fiat de Cultura, Massimo Cavallo, além do presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e do GDF, Valentino Rizzioli, seguidos pelo palestrante, Emanuele Cappellano.

Cappellano é italiano e ingressou no grupo em 2002, como controller, em Turim, Itália. Desenvolveu várias funções no grupo com foco em Controladoria e Governança e em 2014 transferiu-se para o Brasil, ocupando funções estratégicas nas áreas de orçamento, planejamento, controladoria e gerenciamento financeiro. Em 2017 assumiu o cargo de Diretor Administrativo-Financeiro da empresa para a América Latina, centralizando o comando da gestão orçamentária e financeira do grupo na região e acumulando também a gestão dos serviços financeiros e tesouraria. Em 2021 deixou o grupo para assumir desafios profissionais nos EUA, retornando à Stellantis como Chief Operating Officer (COO) para a América do Sul. Cappellano assumiu o comando da empresa em novembro de 2023 e desde então tem acelerado o processo de descarbonização da mobilidade no Brasil e na América do Sul.

A Stellantis anunciou investimentos da ordem de R$ 32 bilhões na América do Sul, dos quais R$ 30 bilhões no Brasil, no período 2025-2030, no maior ciclo de investimentos da história da indústria automobilística brasileira. Os aportes serão destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias, lançamento de novos produtos, descarbonização e capacitação de pessoas.

Entre as prioridades da empresa estão o desenvolvimento e lançamento de modelos híbridos baseados na tecnologia Bio-Hybrid (etanol combinado com eletrificação) desenvolvida localmente, além de modelos eletrificados.

 

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT