Passear por Roma durante o mês de dezembro é uma boa forma de sentir o clima do Natal e apreciar as luzes decorativas espalhadas por toda a cidade, que encantam olhos e corações de adultos e crianças. Dentro desse clima único de festa, acontece anualmente a Exposição Internacional 100 Presépios, que enche de graça e arte a cidade eterna. Na véspera do Natal, pode-se desfrutar também de concertos de música clássica e ópera em uma atmosfera amigável e convidativa.
Neste período, Roma abriga mercados de natal que são ideais para comprar artesanato local, decoração ou saborear uma iguaria natalina italiana, tais como doces, biscoitos, castanhas e chocolates.
Logo após o Natal, no dia 06 de janeiro, é comemorada a festa da Befana, personagem do folclore italiano, provavelmente de origem romana que posteriormente se estendeu por toda a Itália. A personagem é representada por uma senhora idosa que voa em uma vassoura e entrega, durante a noite, doces as crianças que se comportaram bem durante o ano, porém para aqueles que se comportaram mal ela entrega um carvão. A tradição popular diz que é fundamental deixar uma janela aberta com uma meia vazia para que a boa velhinha possa entrar na casa e deixar os doces para as crianças.