Situada na Região de Lombardia, Mantova (ou Mântua em português) foi fundada nas margens do rio Mincio em aproximadamente 2 000 a.C. No século VI a.C., foi uma vila etrusca e seu nome deriva de “manto”, o equivalente ao deus Hades na língua dos etruscos.
Curiosidades acerca de Mantova é que ela é “cidade irmã” da cidade brasileira de Vitória, capital do Espirito Santo. Além disso, na peça “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare, quando Romeu é exilado de Verona, sua cidade natal, após matar Tebaldo, ele foge para Mantova.
Uma cozinha de tradições antigas, refinada em suas realizações, porém popular na capacidade de tirar proveito dos produtos locais, como as ervas do campo, Mantova possui especialidades gastronômicas, como o ravioli de abóbora e “risotto alla pilota”. A carne de porco, produzida desde a época etrusca, é um alimento principal na cozinha, oferecido em várias versões, especialmente o salame e a “salamèla”.
Os queijos, famosos mundialmente são o Grana Padano, que é produzido na margem esquerda do rio Po, e o Parmigiano Reggiano, que, no entanto, é produzido na margem direita do rio. Mantova também dispõe de uma produção de vinho de alta qualidade, para explorar por meio de belos passeios ao longo dos trezentos quilômetros da Strada dei Vini.