Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

O banquete natalino siciliano

Dias de comemorar com um amplo e saboroso cardápio

18/12/19

O Natal na Itália, assim como em outras partes do mundo, é repleto de decorações típicas, mensagens de fim de ano e confraternizações entre famílias e amigos, o que caracteriza o clima de paz e alegria em dezembro por todo o país. No entanto, cada região tem seus próprios hábitos e, portanto, se diferem nos costumes e nas receitas. Por falar em gastronomia, um fato sobre o Natal italiano é a grande variedade de comidas e sabores marcantes, assim como é o banquete tradicional na Sicília.

A véspera de Natal é um momento para se estar com a família e amigos, tendo boa e farta comida como acompanhamento. Na ceia do dia 24 de dezembro, um prato muito comum nas mesas sicilianas é a scàccia, uma pasta retangular bem fina, dobrada sobre si mesma, 3 ou 4 vezes, e recheios variados. Uma das receitas mais populares e queridas da região. Seguindo o cardápio, o que não falta no Natal, em toda a Itália, é o bacalhau. Na Sicília, em que a preferência é por alimentos fritos, o peixe é servido empanado e frito.

No dia 25 de dezembro, o dia mais importante de toda a celebração, no almoço é servida uma pasta, que, na Itália, não pode faltar. Nas tradições sicilianas, o prato da vez é a pasta al forno, uma massa em formato de anel, chamada aneletti, que é preparada no dia anterior e finalizada como uma torta bem compacta. Outra estrela da culinária é o timballo di riso. Trata-se de um arroz de forno feito com galinha, queijo pecorino e especiarias, podendo ser cozido dentro da ave desossada.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT