Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Museu Virtual da Imigração Italiana: uma ponte entre culturas e história

Em reunião realizada com a produtora cultural Giusi Zamana, na segunda-feira, 10 de junho, na sede da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, foram discutidos pontos importantes para o alinhamento do projeto Muvit – Museu Virtual da Imigração Italiana.

O Muvit, acessível através do Instagram e da página provisória www.muvitmg.org.br, é um projeto inovador que celebra e preserva a rica história da imigração italiana em Minas Gerais. Com o desenvolvimento do projeto, a página será transformada em uma plataforma digital de inventário participativo, criando um banco de dados de acesso público.

Idealizado e gerido pela entidade “Ponte entre Culturas”, sob a liderança da produtora cultural italiana, Giusi Zamana, o Muvit surge como um marco cultural e histórico, dedicado a manter viva a memória dos imigrantes italianos que ajudaram a moldar a identidade e trilhar o desenvolvimento econômico do estado.

A parceria com a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais fortalece essa missão, promovendo o Muvit em diversos setores e incentivando a participação ativa de empresas e indivíduos na preservação dessa história, contribuição que visa a continuidade e expansão das atividades do Muvit, bem como a realização de novos projetos, exposições e eventos que celebram a cultura italiana e sua influência em Minas Gerais.

O Muvit não é apenas um museu; é uma plataforma viva e dinâmica de resgate de memórias e construção de laços futuros. Ele proporciona uma experiência imersiva, onde os visitantes podem explorar a jornada dos imigrantes italianos, desde sua partida da Itália até seu estabelecimento e contribuição para a sociedade mineira. Através de fotografias, documentos, relatos e outros recursos multimídia, o Muvit oferece uma janela para o passado, ajudando as gerações atuais e futuras a entender e valorizar a herança ítalo-mineira, permitindo aos visitantes contribuírem com o acervo através de memórias de família.

Desde 2005, foram realizados seminários sobre a imigração italiana em Minas Gerais, o terceiro estado que mais recebeu imigrantes italianos no Brasil. No entanto, constatou-se uma lacuna em termos de incentivo e pesquisa sobre o tema. A partir dessas experiências, surgiu a ideia de se criar um museu virtual que dialogue com as novas gerações e permita salvaguardar as memórias e o legado deixado pelos imigrantes italianos em MG. Portanto, o projeto já inicia com grande acervo desses seminários, além de materiais culturais como vídeos, fotos, cartas e outros, disponibilizados por entidades apoiadoras. Já estão disponíveis, por exemplo, vídeos da série “Figli del lavoro”, conteúdo colaborativo com o Consulado de BH. O livro “Imigrantes e Empreendedores”, lançado em 2023 pela Câmara Italiana MG, também terá espaço no Muvit, disponibilizando trechos das entrevistas, links e outros materiais de pesquisa gerados para a publicação.

Giusi Zamana informou que o projeto foi recebido com entusiasmo e interesse pela Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura, por entidades integrantes do Sistema Itália e pelo Consulado Geral da Itália em Belo Horizonte. Essa adesão abre portas também para a participação de empresas apoiadoras, reforçando a importância da Câmara Italiana como ente intermediador, que assinará com a Ponte entre Culturas um termo de cooperação cultural.

O Museu Virtual da Imigração Italiana tem como principais objetivos: reunir em uma plataforma virtual todo o material disponível, incluindo acervos familiares, para resgatar a memória da imigração italiana em MG; conectar setores comerciais influenciados pela imigração italiana; integrar memória e presente; envolver áreas, setores, empresas, profissionais e pessoas – italianos e ítalo-descendentes – na preservação dessas memórias e construção de um arquivo vivo; e criar um espaço para dialogar, colaborar e receber cooperação de museus e entidades italianas interessadas no desenvolvimento do projeto, através de exposições virtuais, viagens de raízes, agroturismo, e outras iniciativas relevantes.

O evento de lançamento está previsto para setembro de 2024, em uma sessão virtual em Belo Horizonte. Empresas interessadas em apoiar o Muvit devem contatar a secretária geral da Câmara Italiana de Minas Gerais, Ana Corrêa, pelo e-mail: info@italiabrasil.com.br .

#muvit #imigracaoitaliana #culturaitaliana #historiademinas #patrimoniocultural #culturaehistória #comunidadeitalomineira #parceriacultural #memoriahistorica #lacosculturais #raizesculturais

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT