Conheça o porquê desse lugar ser tão famoso.
22/06/2018
A uma distância de 484 quilômetros da capital mineira, Belo Horizonte, e com aproximadamente 4.132 habitantes, está localizada uma cidade muito procurada por turistas e paisagistas: Monte verde. Este é o distrito localizado no município de Camanducaia, especificamente no alto da Serra da Mantiqueira, a 1.550 metros acima do nível do mar, levando o título da cidade de maior altitude de Minas Gerais.
O Brasil é um país com clima tropical, acostumado às altas temperaturas e à humidade. Monte Verde, pelo contrário, destaca-se por seu clima frio, que, no inverno – já atingiu a temperatura de -14Cº –, propicia um clima semelhante ao europeu, motivo pelo qual atrai muitos turistas alemães, italianos e suíços.
Como não poderia ser diferente, esta incrível região é muito apreciada pelas belas paisagens. Considerada como cidade nos moldes europeus, Monte Verde possui muitos aspectos que aproximam essa analogia, como, por exemplo, o clima frio; as grandes encostas no entorno da cidade, associadas ao lindo conjunto da mata de pinheiros; e a identidade arquitetônica, que são motivos para atrair muitos turistas nesta época do ano.
Quando o assunto é turismo, a bela cidade tem destaque para as trilhas até o Pico do Selado, à Pedra Redonda, e ao Pinheiro Velho, entre outras. Também vale a visita ao orquidário, se aventurar em um voo panorâmico e aproveitar o grande roteiro gastronômico para quem gosta de apreciar uma boa comida.
Gastronomia
Como é de costume, a culinária Italiana está presente em muitos lugares do Brasil, e, em Monte Verde, não poderia ser diferente. Levando em consideração o clima da cidade que traz essa semelhança, os restaurantes italianos não poderiam ficar de fora dessa jornada.
Localizado na Avenida Monte Verde, bem na entrada da cidade, encontra-se um dos restaurantes mais apreciados na região: a Cantina Portale di Napoli, cujo prato mais famoso é o Polpettone alla Parmigiana, culinária tradicional de Napoli, feito a partir de um bolo de carne moída recheado de muçarela e servido ao molho de tomate.
Outra alternativa é a deliciosa culinária da região do Veneto, cujo o Di Venetto Ristoranti oferece com muita elegância. Um de seus pratos mais pedidos do cardápio é a berinjela ao forno, preparada ao molho de tomate, queijo parmesão, muçarela e orégano. Estabelecido no alto da colina, o restaurante é uma excelente opção para um encontro romântico, já que o clima frio e a indescritível vista da montanha fecham o cenário em uma sensação deslumbrosa.