Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Molise

O esplendor e a gastronomia tradicional

29/06/17

Localizada no sul da Itália, Molise é uma Região de área montanhosa, banhada pelo Mar Adriático, ao norte da península de Gargano, e tem Campobasso como capital. Geograficamente, possuiu limites ao norte com a Região de Abruzzo, que, até 1963, formavam um único distrito administrativo. Entre as regiões meridionais, Molise destaca-se como uma das mais ricas em cursos d’agua.

Culturalmente, Molise possui diversos atrativos, como os afrescos do século XIX, na cripta de San Lorenzo, em San Vincenzo al Volturno. Os monumentos em estilo românico mostram traços de influência da região vizinha, a Puglia. O estilo Barroco, com influências romanas e napolitanas, pode ser encontrado nos palácios cívicos. Os principais centros turísticos em Campobasso são o centro histórico e o fortificado Castelo do período Longobardo, as igrejas românicas de San Bartolomeo e San Giorgino, bem como a igreja de Santo Antonio Abate, que tem entalhes e esculturas de madeira dos mestres do Molise do século XVI. Na cidade de Isernia, o Museu Cívico abriga mostras epigráficas e esculturas; em Pastena, pode-se admirar o monumental Santuário dell’Addolorata di Castelpetroso, circundado por densa floresta.

Em sua rica rica enogastronomia, Molise produz azeites, trufas negras, salames e e queijos, como o caccioocavallo, stracciata, fior di latte, burrino, acamorza molisana e pecorino molinese. As massas são especiais como o famoso maccheroni alla chitarra, que tem esse nome devido ao utensilio rústico, a chitarra, que dá formato à massa. Os principais vinhos produzidos são o Molise, Biferno e o Pentro. Nas sobremesas, são utilizados produtos da terra, que resgatam a tradição da culinária regional, como o cauciune de Natal e a Zeppole.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT