Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Missão Minas-Itália é encerrada com sucesso no dia 15 de setembro em Roma

ITA Airways demonstra interesse em Minas Gerais, possibilitando abrir novas portas para a economia do Estado

A delegação mineira integrante

Ação da Câmara de Minas Gerais abriu portas para novos negócios e consolidação das relações internacionais

Na sexta-feira (15) a missão Minas-Itália, ação institucional e empresarial promovida pela Câmara Italiana de Minas Gerais, foi encerrada com grande sucesso, em Roma, com a presença de personalidades do mundo corporativo e autoridades governamentais de ambos os países. A missão visou colocar Minas Gerais na rota internacional dos negócios, consolidando as relações já existentes e abrindo portas para oportunidades futuras.

O público presente foi surpreendido com as enormes possibilidades que Minas Gerais oferece para o desenvolvimento de empresas dos mais variados setores, apresentando diferenciais como sua localização estratégica dentro do território brasileiro e o enorme mercado consumidor local, além da facilidade de escoamento de produção industrial para todos os estados brasileiros, e a facilidade de ligação com os demais estados, especialmente os de maior poder econômico, localizados no centro-sul do país.

Em Roma os seminários tiveram a colaboração da União Italiana das Câmaras de Comércio, Indústria, Artesanato e Agricultura (Unioncamere) – órgão público que une e representa institucionalmente o sistema de câmaras italiano – e da Associação das Câmaras de Comércio Italianas no Exterior (Assocamerestero), além da Embaixada do Brasil em Roma.

O presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, que abriu os trabalhos no último dia de seminários, ressaltou as enormes oportunidades geradas pela missão: “Foi uma grande honra poder trazer representantes de instituições de grande relevância para o desenvolvimento de Minas Gerais, para estreitar os laços comerciais e industriais com as empresas italianas. Foi sem dúvida a missão mais importante que a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais já realizou e isso certamente significará o início de um novo futuro entre Minas e Itália”.

da Missão Minas-Itália promovida pela Câmara de Comércio Italiana-MG, realizou uma reunião em Roma, na quinta-feira (14) com representantes da ITA Airways, sociedade italiana criada em 2020 com o objetivo de oferecer ao mercado uma companhia aérea eficiente e inovadora, que garantisse à Itália conectividade e mobilidade integrada. Durante a reunião, a companhia aérea italiana demonstrou grande interesse no mercado mineiro e foram levantadas as possibilidades de estabelecer conexões aéreas diretas entre Minas Gerais e a Europa.

Além dos representantes da Câmara, estiveram presentes no encontro, o diretor geral da ITA Airwyas, Andrea Benassi, o responsável por mercados de companhias aéreas da BH Airport, Clayton Begido, o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, o secretário de desenvolvimento de Minas Gerais, Fernando Passalio, o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga e o gerente de comunicação social e institucional da Invest Minas, Carlos Romualdo.

O encontro teve como objetivo apresentar as potencialidades do mercado de Minas Gerais como um dos mercados mais pulsantes do Brasil no que tange ao transporte de passageiros e cargas e ampliar o diálogo sobre a prospecção de voos para a Europa a partir de Minas Gerais. Essas conexões aéreas são consideradas de grande relevância para atrair investimentos para o estado e estabelecer laços econômicos, culturais e turísticos mais fortes com o continente europeu.

Entre os atrativos que colocam Minas Gerais nas rotas internacionais está sua localização estratégica, ser o 2º mercado consumidor do Brasil e o fato de o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, administrado pela BH Airport, ser considerado o melhor do país, e eleito, em 2019, como o “Melhor Aeroporto da América Latina” pela Airport Council International (ACI), na categoria Airport Service Quality. O aeroporto também foi eleito em 2021, como o mais pontual do mundo, em Relatório da Cirium, empresa especializada em pesquisas para a aviação, e é reconhecido pelas práticas socioambientais, com a renovação da acreditação de carbono no nível 2, que trata da redução das emissões, e a obtenção em 2022, pelo segundo ano consecutivo, do selo Aeroporto Verde. Além disso, o complexo detém o primeiro aeroporto industrial do Brasil, um dos principais hubs do país, com movimentação de 10 milhões de passageiros em 2022, atendendo 55 destinos nacionais e internacionais.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a importância dessas conexões aéreas para a comunidade empresarial de Minas Gerais. Ele ressaltou o papel que a conectividade eficiente desempenha na agilidade nas relações internacionais das empresas mineiras, gerando maior produtividade e menores custos, além de atrair investidores, clientes e turistas para o estado.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT