Encontros buscam aproximação com empresas ítalo-mineiras
31/10/2018
O mês de outubro foi um período de continuidade das visitas da jornada empresarial por Minas. O cônsul da Itália em Belo Horizonte, Dario Savarese, e o secretário-geral da Câmara Italiana, Leonardo Freitas, visitaram empresas italianas instaladas no estado, algumas delas associadas à Câmara. Os compromissos aconteceram nos dias 4, 11, 26 de outubro, passando por Belo Horizonte, Juatuba e Poços de Caldas.
“Conhecer o perfil da presença empresarial italiana no estado e promover uma conexão ítalo-mineira é fundamental para novos negócios”, disse Freitas. O intuito foi conhecer essas empresas para discutir as oportunidades e as dificuldades relativas à atual situação econômica brasileira e seus impactos nos futuros negócios com a Itália.
A primeira parada aconteceu no dia 4, na empresa italiana de energia verde, Asja. Recebidos pelo novo diretor Brasil Andrea Perruchod e pelo coordenador Tommasso Cassata, Freitas e Savarese visitaram a empresa para conhecer os novos investimentos realizados em Belo Horizonte e os que estão em fase de investimento no Nordeste.
Já no dia 10, foi o momento de visitar a Associação do Comércio e Indústria de Pouso Alegre (Acipa). Recepcionados pela nova diretoria da Acipa, dessa vez, o objetivo foi apresentar as grandes oportunidades oferecidas pelas feiras italianas como a Macfrut, Sigep e outras no setor de construção civil.
Ao lado de Pouso Alegre, em Poços de Caldas, visitaram uma das fábricas mais cobiçadas pelos amantes de doce, a Ferrero. Leonardo e Dário, ao chegarem à fábrica, foram recebidos pelo diretor de assuntos corporativos da Ferrero Brasil, Afonso Champi, junto aos diretores de produção, recursos humanos e embalagens, que levaram os visitantes para realizar um tour pela unidade e explicar o processo de expansão empresarial da Ferrero.
Ainda em Poços de Caldas, a fabricante de artigos em vidros Cristais Cá d’oro recebeu em sua casa a equipe itinerante. A Cristais Cá d’Oro é uma empresa produtora de peças em vidro artístico, e seu fundador, Mario Segus, descende de uma das mais antigas e famosas famílias italianas de mestres vidreiros desde o ano de 1292. O objetivo da visita foi conhecer o perfil da empresa e da família herdeira de um legado italiano centenário.
Finalizando as visitas deste mês, o Grupo Tiberina foi um último ponto de parada, no dia 26, multinacional fabricante de componentes automotivos. Recepcionados pelo superintendente, Franco Stola e pelo COO, Gianluca Barban, Leonardo e o cônsul Dário fizeram um tour para conhecer a empresa e o perfil de produção. Após assistir à apresentação institucional do grupo, a dupla foi guiada pelos anfitriões até a linha de produção para entenderem melhor como se dá o processo produtivo da empresa.
De acordo com o secretário-geral, as visitas se expandirão e manterão um cronograma regular durante os próximos meses, principalmente, nas cidades do interior de Minas. “Estamos intensificando e promovendo o processo de expansão para outras regiões do estado. Nosso intuito é identificar e apoiar as empresas italianas atuantes nessas cidades e aproximá-las da comunidade italiana de negócios e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento comercial e industrial do interior”, conclui Freitas.