Em parceria com a Câmara, especialista ministrará palestra sobre o tema no dia 3 de abril
20/03/18
1 – O termo Marketing Digital está dominando o mercado da Comunicação e Marketing. Sua primeira palestra lotou dois dias depois da abertura das inscrições.
O interesse sobre esse assunto é grande e o desconhecimento também. Fizemos uma pesquisa com as empresas associadas da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e vimos que mais da metade delas ainda não trabalham suas mídias digitais de forma integrada, nunca utilizaram das ferramentas do Google Adwords nem de gestão de leads. O desconhecimento atrasa a entrada das empresas no mundo do marketing digital. Porém, parece que todos já entenderam que este é um caminho sem volta.
2 – Qual o primeiro passo que os empresários devem dar para inserir o Marketing Digital nas empresas?
O primeiro passo é buscar entender o que é, como funciona e como ele pode ajudar nos negócios. Muitos empresários não sabem usar o marketing digital por que não entendem a lógica do mundo digital. A boa notícia é que isso é mais fácil de entender e de usar do que se imagina. E é muito eficaz.
3 – Afinal, como se faz para usar o Marketing Digital para impulsionar os negócios?
De nada adianta um site bonito se ele não aparece na busca do Google. É desperdício investir no facebook e instagram sem saber como essas mídias podem gerar negócios. Há um método e um processo a serem seguidos. A estratégia digital nasce do plano de negócios e do posicionamento da marca no mercado, dos diferenciais de produto, dos públicos-alvo e de outros dados importantes. A partir deles, definem-se as estratégias que auxiliarão a localização fácil do site, o estilo e a linguagem dos conteúdos, o plano de mídia digital, a gestão dos contatos feitos com clientes em potencial e clientes já existentes etc. Aí estaremos usando de verdade o marketing digital.
4 – Parece algo simples. Qualquer um pode e consegue trabalhar com marketing digital?
Do ponto de vista técnico, sim. Mas para ser bem sucedido são necessárias duas condições. O marketing digital precisa ser uma decisão consciente da empresa porque exige a participação de todos dentro da organização. Vai exigir investimento, vai interferir na forma de vender e na forma de se relacionar com o cliente. Além disso, é preciso gerenciar fornecedores de sites, de conteúdo, de gestão de mídias dentro de uma estratégia comum. Essa integração de todos em torno de um plano é o que garante o uso correto do investimento. Por isso, saber como funciona faz a gestão do marketing digital da empresa ficar mais fácil.
5 – Há quem resista ao movimento para as mídias digitais. O que você acha disso?
Não parece haver escolha. Algumas empresas podem até sobreviver com métodos tradicionais de relacionamento com os clientes, mas ao isolar-se analogicamente a empresa pode se tornar irrelevante diante do consumidor. Antes de comprar, os clientes hoje avaliam produtos e preços, leem as opiniões de outros consumidores, ou seja, decidem a compra em ambientes um ambiente digital. Se sua empresa não está lá, já era.
6 – Qual mensagem você deixa para os nossos associados?
Façam um teste simples: digitem no Google o tipo de produto ou serviço que vendem e verifiquem em que lugar ele aparece na lista de pesquisas. Se não apareceu na primeira página, sua empresa já está perdendo.
Quer saber mais? Inscreva-se para a segunda edição da palestra “Entenda o que é Marketing Digital, antes que seja tarde demais”.
Inscrições: www.sympla.com.br
Data: 3 de abril
Hora: das 9h às 11h
Local: Casa Guaja (Avenida Afonso Pena, 2881- Funcionários)
Associado à Câmara Italiana: gratuita
Não associado à Câmara Italiana: R$ 30,00