Presidente da Iveco e da Fiat Industrial destacou ambiente acolhedor do Estado em seu discurso.
O presidente da Iveco e, desde janeiro, também presidente da Fiat Industrial para a América Latina, Marco Mazzu, foi agraciado com o título de cidadão honorário do Estado em solenidade no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última segunda-feira, dia 11 de março. Italiano de Turim, o executivo destacou sua família, Minas e os mineiros em seu discurso.
“Ser contemplado com esse título é como receber um forte abraço desta terra. Minas Gerais é provavelmente o lugar mais acolhedor que tive o prazer de conhecer nas mais de duas décadas que passei fora da Itália”, afirmou Mazzu. Casado e pai de três filhos, ele também ressaltou a importância de sua família em sua trajetória profissional, assim como o papel dos mineiros. “Apesar do jeito calado, quando se envolvem, os mineiros se motivam, vestem a camisa e colocam o coração no que fazem”, disse.
Marco Mazzu salientou, ainda, o orgulho que sente pelo desenvolvimento da relação entre a cidade de Sete Lagoas, onde está situada a fábrica da Iveco, e a marca. Finalizando seu discurso, o executivo enfatizou a parceria entre a empresa e Minas Gerais. “Tendo forte participação em atividades agrícolas e de construção, Minas será sempre um forte parceiro”, concluiu.
O atual secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus, autor do pedido de concessão do título, leu uma mensagem do governador, na qual Anastasia evidenciou a contribuição de Marco Mazzu e da Fiat Industrial ao desenvolvimento econômico e social do Estado. Em seguida, o secretário destacou a trajetória do executivo italiano, que “ocupou diversas posições importantes e diversas responsabilidades”, os feitos da Iveco sob a sua gestão e a capacidade de adaptação do presidente da Fiat Industrial. “Aqui encontrou semelhanças, suplantou diferenças, agregou novos hábitos e hoje é cidadão de Minas Gerais”, enfatizou Agostinho Patrus.
O vice-presidente da ALMG, Hely Tarquínio, também parabenizou o homenageado pela honraria e leu o discurso do presidente Dinis Pinheiro, que não pôde comparecer à solenidade. O papel central de Minas na produção de automóveis, os avanços da Iveco sob o comando de Mazzu – como o aumento das vendas de 3 mil veículos, em 2007, para 16 mil, em 2011 –, os investimentos da empresa no Estado e a possível implantação de uma fábrica de veículos de defesa para o Exército em Sete Lagoas foram os principais assuntos abordados pelo presidente em seu texto.
Fonte: site ALMG