Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Livro sobre Imigração e Empreendedorismo traz o perfil de Ettore Picchioni

Publicação será lançada em breve

07/03/2023

Ettore (Heitor) Picchioni, empresário e fundador da Picchioni Câmbio e Investimento Corretora de Valores, é mais um dos perfis apresentados no livro “Imigrantes e empreendedores – a influência da imigração italiana em Minas Gerais”, publicação produzida pela Câmara que será lançada em 2023.

Os primeiros Picchioni chegaram ao Brasil no final do século XIX e trabalharam inicialmente em lavouras de café do interior de São Paulo. Com o tempo os negócios prosperaram, tornaram-se donos de fazendas, armazéns e fundaram uma casa de câmbio. Com o advento da Segunda Guerra Mundial os italianos que viviam no Brasil foram perseguidos e muitos negócios foram desapropriados e fechados, como ocorreu com a casa bancária.

Com o fim da guerra, em 1945, Ettore (Heitor) Picchioni, pai de Celso Picchioni, refundou a casa de câmbio na cidade de Belo Horizonte, a primeira da capital. Belo Horizonte também foi palco do pioneirismo dos Picchioni em outros segmentos, pois aqui os negócios foram diversificados para os setores alfandegário e de transporte aéreo internacional, conectando, sempre de forma precursora, a capital mineira aos mercados globais.

Sobre o legado de empreendedorismo de seus antepassados, e de todos os imigrantes que como eles fizeram o mesmo percurso, Celso Picchioni afirmou: “Esse povo veio aqui para fazer a América, para trabalhar, enriquecer, firmar o nome. Então o legado da Itália, em Belo Horizonte, é de desenvolvimento, de trabalho e de inovação.”

Acesse a entrevista: https://bit.ly/3J0V5dF

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT