Sales é Superintendente Regional da Caixa Econômica
Quais foram os maiores desafios durante a sua carreira?
Foram muitos, a exemplo de trabalhar em regiões distantes, enfrentar estradas de terra, poeira, regiões pobres, atender instituições públicas de baixa capacitação, mas destaco como grande desafio desenvolver a capacidade de percepção e sensibilidade própria, para conhecer e atuar nas competências das pessoas, colaboradores, clientes e gestores de instituições públicas e privadas, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional, com a finalidade de produzir resultados sustentáveis.
A liderança moderna exige foco em competência. É preciso CONHECER e RESPEITAR colaboradores e clientes, para que você possa ATUAR com eficiência e contribuir para o crescimento das pessoas.
Como a conjuntura mundial vem afetando o mercado em que atua?
As crises mundiais podem nos afetar em duas frentes, da dificuldade e da oportunidade.
Em 2008, durante a crise, entramos forte no mercado de crédito, balizamos o mercado e contribuímos para redução das taxas de juros no Brasil. A crise foi oportunidade. Atualmente, o desaquecimento da economia mundial tem nos afetado negativamente, pois a redução produtiva das empresas brasileiras tem aquecido os índices de inadimplência, exigindo atuação mais forte da nossa parte. É a ponta da dificuldade.
No geral, ambas as frentes potencializam o aprendizado, uma pela expansão dos negócios e a outra pela melhoria nos processos operacionais.
Qual a importância da inovação para o mercado brasileiro?
A inovação é fundamental para qualquer mercado, de qualquer país.
Para as empresas ou empreendedores é essencial criar ambientes de trabalho que valorizem o novo. Os gestores precisam se manter abertos à inovação, pois ela acontecerá de qualquer forma.
A ausência de inovação no ambiente de trabalho ou nas empresas é a principal causa da demissão de executivos e da morte de empresas. Quem não renova ou inova é ultrapassado e fica obsoleto.
Como o setor bancário poderia cooperar com os pequenos e médio empresários?
Um grande erro no mercado financeiro brasileiro é quando as instituições financeiras focam, ou priorizam o atacado, como forma de cumprir as metas mais facilmente.
Temos empreendido enorme esforço para alavancar operações de varejo, ajustando os produtos e serviços e convencendo nossos executivos a atuarem mais fortemente neste nicho, que gera mais empregos e influi positivamente no desenvolvimento do país.
Investir no varejo é um ótimo negócio, pois permite a pulverização do crédito e minimização dos riscos.