Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Iveco aposta na pujança do setor varejista do país

Montadora lançou o Vertis HD, que poderá atender essa demanda.

 

Depois de um ano nada positivo, com queda de 18,9% nas vendas, a Iveco Latin America, subsidiária do grupo Fiat, inicia 2013 com lançamentos e perspectivas de “virar o jogo”. O objetivo da empresa é reforçar o atendimento ao varejo, um dos setores que mais crescem no país, e, com isso, alcançar a participação de 11% no mercado brasileiro de veículos semileves e pesados. Atualmente o market share da Iveco é de 8,7%.

A estratégia foi apresentada ontem ao mercado, juntamente com o novo Iveco Vertis HD. O modelo de caminhão médio chegou em duas versões: nove toneladas e 13 toneladas com cabine estendida. A expectativa da montadora, conforme o vice-presidente de Vendas para a América Latina da Iveco, Natale Rigano, é de que somente nesse segmento de caminhões de oito a 15 toneladas de peso bruto total (PBT) a companhia eleve de 2% para 8% a participação no mercado brasileiro.

No ano passado, foram vendidas no país cerca de 173 mil unidades de caminhões acima de oito toneladas de PBT. Para este ano, a estimativa é de que sejam comercializadas aproximadamente 195 mil unidades. Nas projeções da Iveco, pelo menos 21 mil unidades desse total serão produzidas pela companhia, sendo que 3,5 mil deverão ser do modelo Vertis HD.

“2012 foi um ano desafiador para a empresa. Mas cremos em um cenário diferente neste ano”, afirmou o vice-presidente. A justificativa para o otimismo, segundo Rigano, são as projeções de uma economia mais estável, juros baixos e expectativa de um crescimento maior do Produto Interno Bruto (PIB).

Oportunidades – Além disso, Rigano se baseia nas oportunidades de negócios em decorrência da Copa do Mundo, que vai girar toda a economia, e a expectativa de safra recorde de grãos, que precisarão de caminhões para serem escoados. Facilidade de crédito e manutenção das taxas baixas do Finame, linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), também são apontados como reforçadores do mercado para a companhia.

Segundo o diretor Comercial da montadora, Alcides Cavalcanti, a categoria que mais deverá crescer percentualmente dentro da companhia é de oito a 15 toneladas de PBT. Isso porque a alta acompanhará o ritmo do varejo que, internamente, não tem sido afetado pela crise econômica em outros países.

Ele lembra que enquanto no ano passado o setor de caminhões caiu em média 20%, esse segmento, especificamente, se manteve em alta. “Isso mostra a força do varejo que deve se manter neste ano”, afirmou. Para ele, a ascensão das classes C, D e E, associada às políticas de estímulo ao consumo e ao aumento do salário mínimo, poderá ajudar a alavancar também as vendas de caminhões.

E é nesse contexto que o Vertis se encaixa. Os usuários desse tipo de veículo, segundo Cavalcanti, são, em sua maioria, pequenos e médios clientes e uma minoria de atacadistas. A grande vantagem desses veículos é o fato de poderem transitar com maior facilidade em vias urbanas, uma vez que em grandes cidades há restrições de altas cargas.

Fonte: Reportagem de Tatiana Lagôa, retirada no Jornal Diário do Comércio

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT