Evento contou com empresas de equipamentos elétricos, energia e infraestrutura
22/10/2018
Na última sexta-feira, 19 de outubro, a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais realizou mais uma edição do Diálogo de Negócios, desta vez, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), por meio da Área de Acesso a Mercados e da Câmara da Indústria de Energia. O encontro aconteceu na sede da Fiemg, em Belo Horizonte (MG), tendo como convidada a Enel, multinacional italiana e uma das líderes globais em energia.
As boas-vindas à empresa foram dadas pelo presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e do Conselho de Tecnologia e Inovação da Fiemg, Valentino Rizzioli. “A Enel é uma das poucas empresas no mundo que fez vultuosos investimentos no Brasil nos últimos 12 meses. Para nós, ítalo-brasileiros, é um orgulho ter uma empresa tão qualificada em Minas Gerais”, afirmou.
Com intuito de buscar novos fornecedores nos segmentos de distribuição e de energia solar, a Enel contou com a participação de quatro membros de sua equipe: Roberto Vergara, gestor de Inovação e Best Cost Countries America; Antonio Gutierrez, diretor de compras de energia renováveis; Gabriela Bueno Abreu, responsável por compras, infraestrutura e rede Brasil; e Luiz Claudio Franca, da área de qualificação e Vendor Rating Brasil.
Na pauta das apresentações, a Enel tratou de sua atuação em âmbito nacional e mundial, assim como da geração renovável e da contratação de novos projetos. Além disso, assuntos como tecnologias, capital markets, aquisições, investimentos na rede e sistema de distribuição foram falados pelos representantes da companhia energética.
O grupo italiano adquiriu, no final de setembro deste ano, a hidrelétrica de Volta Grande, em operação no município de Conceição das Alagoas (MG). Já com a recente compra de 73% da Eletropaulo, a empresa deu um salto no setor de distribuição no Brasil, mas ela atua também em geração e transmissão no país e em outros 34 países. Na área de distribuição, a Enel tem concessões em Goiás, Ceará e Rio de Janeiro. A empresa é líder em geração de energia solar e eólica no país.
“Como dizem os brasileiros, estamos juntando a fome com a vontade de comer. O mercado é competitivo e agressivo e nós precisamos seguir crescendo. Para isso queremos conosco os melhores empreiteiros. Já tive experiência de trabalhar no Brasil e os fornecedores mineiros de estruturas e montagens eram os melhores”, concluiu Gutierrez.
Ampliando o debate, participou do evento, também, a Sunteco Brasil, empresa associada à Câmara, que atua na realização de projetos e instalações de usinas solares fotovoltaicas. O CEO da Sunteco, Raffaele Peano, e o diretor técnico, Claudio Bordin, detalharam a execução do Projeto de Pesquisa P&D, desenvolvido para a Companhia Siderurgia Nacional (CSN), em Volta Redonda (RJ).
Vencedor do Prêmio Mineiro de Inovação – categoria “Intangível”, iniciativa promovida pela Câmara Italiana, o Projeto de P&D em detecção automática de incêndios florestais por visão computacional (câmaras embarcadas nas torres de distribuição de energia) foi outro destaque do evento. O empreendimento foi apresentado por Adriano Lisboa, diretor da Gaia Soluções, e Carlos Alexandre Nascimento, da Cemig, que desenvolvem o projeto em parceria.
A plateia do Diálogo de Negócios foi composta por diversos profissionais e pesquisadores, além de autoridades e personalidades do meio empresarial, com destaque para o prefeito de Betim, Vittorio Medioli.