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Itália tropicalizada

Exportação de cachaça brasileira para a Itália cresce nos últimos anos

09/07/18

A cachaça é a bebida destilada mais consumida no Brasil e a caipirinha é o drinque brasileiro mais conhecido no mundo. De acordo com o Instituto Brasileiro de Cachaça (Ibrac), as exportações do destilado cresceram 4,62%, em valor, e 7,87%, em volume, no ano de 2016 em relação a 2015. Já em 2017, o Brasil exportou 8,38 milhões de litros de cachaça para aproximadamente 54 países, resultando em uma receita de 13,94 milhões de dólares.

Em posição privilegiada no ranking nacional, a Itália ocupa o 7º lugar entre os países que mais importam a bebida brasileira no mundo. No mercado italiano, o destilado tem adquirido cada vez mais espaço, principalmente entre os jovens, na confecção de coquetéis refrescantes com frutas, cujo consumo é maior durante o verão, e do tradicional drink brasileiro, a caipirinha.

Um bom exemplo da expansão desse setor na Itália é a exposição de cachaça no “Show Rum”, o maior festival de destilados no país. Em recente pesquisa, o Setor de Promoção Comercial (Secom) da Embaixada do Brasil em Roma identificou o evento como uma excelente oportunidade para aumentar a visibilidade da cachaça no mercado italiano. Realizado anualmente em Roma, o “Show Rum” destaca-se como o único evento italiano inteiramente dedicado ao rum e à cachaça, sendo um dos poucos do setor de bebidas alcoólicas que dedica grande espaço a marcas ainda não distribuídas no país. Segundo os organizadores, 80% dessas marcas conseguiram entrar no mercado italiano após participar do “Show Run”.

Na edição de 2017 do “Show Run”, foram apresentadas mais de 80 marcas, em espaço expositivo de dois mil metros quadrados. O público foi estimado em 3.800 pessoas e, pela primeira vez, o festival contou com a presença de seis marcas de cachaças brasileiras, a saber, Leblon, Avua, Pitù, Magnifica, Sagatiba e CanaRio.

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