Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Itália se torna o 2º maior exportador europeu de alimentos para o Brasil

Mercado registrou aumento de 3% comparado ao ano anterior

 

28/06/2022

A Itália ultrapassou a Espanha e se tornou o segundo maior exportador europeu para o mercado brasileiro ficando atrás, somente, de Portugal. Os dados sobre as exportações de alimentos italianos foram divulgados pela Italian Trade Agency (ITA), órgão do governo italiano para promoção do comércio internacional.

Os produtos portugueses representam 4% das importações brasileiras e se concentram, majoritariamente, em duas categorias: o vinho e o azeite. Já, as importações dos produtos italianos chegaram aos 2,85%, com uma diversidade muito maior. A Itália comercializa, além de vinhos e azeites, massas, farinhas, pães, bolos, vinagres balsâmicos, arrozes, tomates, conservas e frutas frescas. A expectativa é que a Itália logo ultrapasse Portugal, na exportação de produtos agroalimentares, devido ao seu nicho amplo de alimentos comercializados.

No primeiro quadrimestre de 2022, as vendas, para o Brasil, dos produtos italianos, totalizaram US$90,6 milhões, sendo 78,1% composta por produtos agroalimentares. Comparado, ao mesmo período do ano anterior, as vendas tiveram um crescimento de 3%.

O principal produto exportado é o vinho, seguido das massas e do azeite. Dentre os artigos que mais tiveram alta, destacam-se as massas, com um crescimento de 12,2%; kiwi com 35,6%; tomates em conserva, 3,9%; arroz, 9,9%; e a farinha de trigo com 54,5%.

Fonte: Ansa Brasil

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT