Câmara encontra universidade italiana interessada em parceria com o Brasil
11/01/17
Fundada em 1175, a Universidade de Modena e Reggio Emilia (Unimore), na Itália, é uma instituições acadêmicas de grande prestígio. Toda essa tradição se perpetuou ao longo dos anos, e, agora, caminha para atravessar o velho continente rumo a Minas Gerais.
Em mais uma iniciativa de cooperação acadêmica entre o Brasil e a Itália, a Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais, iniciou, no mês passado, a desenvolver um diálogo com a Unimore, a fim de assisti-la na prospecção de parcerias no Brasil. Como primeira medida, o delegado da Câmara para a Região Emilia Romagna, Alessandro Fichera, se reuniu com o professor Tiziano Bursi, diretor do curso de graduação em Gestão Internacional e docente do Departamento de Economia.
Durante o encontro inicial, o professor Bursi demonstrou entusiasmo e expectativa em promover a colaboração com universidades mineiras, por meio da troca de planos educacionais e de intercâmbios de estudantes, que poderão cursar um semestre ou participar de projetos científicos. De acordo com o professor, há um grande interesse em efetivar a sinergia, uma vez que a Unimore tem especial atenção em mercados como o mineiro, com grande potencial econômico. Inicialmente, o foco será nas áreas de Economia (Business School) e Engenharia.
Como balanço da reunião, ficou definida a intenção de organizar, em março deste ano, uma viagem ao Brasil para uma série de reuniões iniciais, quando serão definidos os detalhes do acordo. A agenda de compromissos, a pedido do professor Tiziano, será promovida pela Câmara. “A reunião foi muito positiva e há excelentes oportunidades para o desenvolvimento e a colaboração com universidades de Minas Gerais.”, destaca Fichera.