Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Ilha de Elba

Os encantos do lugar escolhido por Napoleão Bonaparte

28/08/17

Colonizada pelos etruscos (IX-VIII a.C.), a Ilha de Elba reúne, em um único lugar, natureza exuberante, muita história e rica gastronomia. Seus 147 quilômetros de costa e 137 praias diferentes, conferem à ilha o posto de terceira maior ilha da Itália e maior ilha toscana.

Ideal para a prática de esportes náuticos, como o surf e o windsurf, a Ilha de Elba também é um paraíso para praticantes de trekking e ciclismo ou para quem simplesmente deseja fazer uma caminhada pelas areias brancas ou mergulhar nas águas límpidas de tom azul.

Apesar de conhecida por conta de sua natureza formidável, a Ilha de Elba leva fama por ter sido o lar de uma das figuras mais emblemáticas da história mundial: o imperador francês Napoleão Bonaparte. Após sua fracassada tentativa de invadir a Rússia e ter sua armada derrotada, Napoleão, para fugir da Sexta Coligação, que invadiu a França, escolheu a ilha para se exilar, chegando ao local em 4 de maio de 1814 e permanecendo ali por 10 meses. Atualmente, é possível visitar museus e conhecer as construções que abrigaram o imperador e documentam a revolução causada por conta de sua chegada, trazendo progresso e desenvolvimento à vida dos moradores.

Em sua gastronomia, o peixe se protagoniza como a base dos pratos típicos, que demandam longa e elaborada preparação, com destaque para o stoccafisso alla Riese, que tem como acompanhamento anchovas salgadas, cebola, tomate, manjericão, salsa, pimentão verde, azeitonas pretas, pinhões, alcaparras, azeite, pimenta e sal. A Ilha de Elba também é produtora de excelente vinhos, alguns com certificado DOC (Denominação de Origem Controlada): Elba bianco, Elba rosso, Rosato, Ansonica, Moscato e Aleatico (DOCG).

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT