Conheça as mulheres ítalo-brasileiras que revolucionaram suas áreas de atuação
08/03/2022
Para celebrar essa data tão emblemática que tem como objetivo lembrar e comemorar a luta das mulheres por igualdade, selecionamos algumas personalidades ítalo-brasileiras que se tornaram referência em suas áreas e marcaram gerações por sua coragem, pioneirismo e habilidades únicas.
A primeira é a pintora, desenhistas e professora, Anita Malfatti, considerada uma das propulsoras do movimento modernista brasileiro. Malfatti foi protagonista de umas das situações mais controvérsias do mundo artístico. Recém chegada dos Estados Unidos, Malfatti promoveu uma exposição que causou enorme alvoroço entre os críticos da época que se dividiram entre aqueles que aprovaram as obras e aqueles que detestaram, tendo, entre os críticos mais severos, o escritor Monteiro Lobato. As críticas da exposição causaram tanta polêmica que vários artistas resolveram se juntar e lançar, em 1922, a Semana de Arte Moderna Brasileira. Durante a semana, a pintora contribuiu com cerca de 20 obras e se consagrou com uma das pintoras mais importantes do País.
A segunda personalidade é a piloto, Ada Rogato, que foi uma das pioneiras da aviação, no Brasil. Rogato foi a primeira mulher a obter licença como paraquedista, a primeira volovelista (piloto de planador), a terceira a se brevetar (tirar a carta de piloto aviador) e a primeira piloto agrícola do país. Após muitos recordes e feito notáveis, Rogato foi premiada, tanto no Brasil como em vários outros países, por seu talento, pioneirismo, coragem e ousadia.
A terceira é a arquiteta Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, que se consagrou como uma das arquitetas mais importantes do Brasil e uma referência internacional devido aos seus projetos. Os mais famosos e conhecidos são o complexo cultural Sesc Pompeia, o Museu de Arte de São Paulo (Masp), e a Casa de Vidro Lina Bo Bardi, em São Paulo e a Casa do Chame-Chame, em Salvador, Bahia.