Um breve tour por seus casamentos, amores, culinária e curiosidades
Por Ana Luiza Avellar
26/02/2016
Qual a relação entre o sorvete e Florença? Por que temos tantas ovelhas representadas em monumentos da cidade? Onde podemos encontrar as antigas termas romanas no centro histórico? Qual a cidade italiana com mais estátuas antigas romanas depois de Roma? Existe ligação entre a famosa Vênus de Botticelli e Américo Vespucci? Estas são algumas perguntas, que, respondidas, revelam as infinitas curiosidades que cercam a bela comuna da Região Toscana.
Florença é mais do que uma cidade maravilhosa. Com um centro histórico pleno de monumentos e obras primas, circundado por doces colinas pinceladas de oliveiras e vinhedos, a cidade representa, também, uma importante parte da história da Itália, sendo protagonista da história da arte e da culinária.
Iniciaremos nosso tour pela cozinha! Só para dar alguns exemplos, a famosa bechamel, tão usada na França, foi introduzida na cozinha francesa pela então rainha Caterina de Medici (esposa de Enrique II, em 1553), que levou para sua nova pátria inúmeros cozinheiros e suas receitas caseiras florentinas. E o conhecido “canard a l’orange”, tão francês hoje dia, não seria nada mais do que uma variação de um “papero al melarancio”, apreciado pela jovem Caterina em sua terra natal.
Ainda sobre culinária, durante a famosa festa de casamento de outra rainha, Maria de Medici, em 1600, com o então rei da França Enrique IV, encontramos uma outra invenção famosa. O arquiteto Buontalenti, também escultor, pintor e, nesse caso improvisadamente cenógrafo de casamento, criou para a sobremesa da festa uma nova fórmula para o sorvete: ajuntou à antiga receita de gelo raspado e xaropes, um pouco de leite, mel, clara de neve e vinho, tornando-o mais próximo do delicioso sorvete que conhecemos hoje. Tudo isso ao som de um evento único ao mundo: a representação de Euridice, a primeira execução de uma ópera, criada especialmente para o casamento real.
E sobre as ovelhas representadas em tantos monumentos do centro histórico? Não pense em Florença como uma cidade rural, com animais pastando pelo centro, mas sim como um dos mais importantes pólos têxteis da Idade Média, quando seus tecidos de lã eram admirados em toda a Europa e um dos carros chefes da economia e do grande desenvolvimento da cidade.
As Termas Romanas escondem outras curiosidades. Poucas pessoas sabem que Florença foi criada por volta do ano 50 a.C. como um acampamento romano. E um bom romano não poderia sobreviver sem seus banhos termais, que agradavam a todos os gostos. Ainda existem alguns lugares na cidade onde podemos testemunhar as ruínas dessas antigas termas, além de nomes de ruas que recordam essa memória da antiguidade alorentina, como a Via delle Terme.
E por falar em Roma, como tantas esculturas romanas foram parar em Florença (só dentro do Museu Uffizi, encontramos 687 esculturas antigas)? A resposta é simples. Havia uma grande admiração da tradicional família florentida Medici, por muitas gerações, por esse tipo específico de obras de arte, o que levou a um dos maiores colecionismos privados conhecidos até hoje. Lógico que ter dois Papas na família (Leão X e Clemente VII) ajudaram a obter o melhor de Roma, mas eles chegaram a ter um número tão grande de obras que podemos dizer que o Uffizi (ou os escritórios da cidade, uma espécie de sede administrativa) foi invadido por estes mármores, carro chefe da origem do museu.
Ainda sobre Uffizi, hoje uma das mais visitadas pinacotecas da Europa, é lá que se encontra a Vênus de Botticelli. E quem é esta linda senhora nua de cabelos louros, tão admirada no mundo inteiro por séculos e séculos? Ela é Simonetta Vespucci, uma paixão platônica de Botticelli, a tal ponto de desejar ser enterrado ao lado de sua musa, dentro da Igreja de Ognissanti. Além disso, era uma paixão real de Giuliano, irmão de Lorenzo, o Magnífico. Mas com um pequeno detalhe: Simonetta era casada. E justamente com um sobrinho de Américo Vespucci. Mas esta já é uma outra história!
Ana Luiza Avellar é guia turística autorizada em Florença e Província
Site: www.ladolcevitatoscana.com.br
E-mail: luizavellar@hotmail.com