Cinco líderes avaliam os desafios e resultados ao liderar equipes à distância
29/07/20
A pandemia do novo coronavírus impactou, significativamente, as relações de trabalho e, por essa razão, tornou-se essencial dialogar sobre a gestão de equipes fisicamente distantes. Diante disso, as câmaras de comércio italianas de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul organizaram o webinar “Como Desenvolver Equipes à Distância?”, que aconteceu na última terça-feira, 28 de julho, reunindo especialistas da área de Recursos Humanos para compartilhar experiências e posicionamentos.
O evento foi mediado por Gabriela Balestrin, country manager Brazil da Pyou, e contou com a presença de quatro renomados gestores de pessoas de multinacionais italianas: Diego Borghi, CEO da Ducati do Brasil; Erica Baldini, diretora de RH Latam Fiat Chrysler Automobiles; Hernane Cauduro, diretor da Metal Work; e Mattia Iannone, diretor de RH South America da Ferrero. Os líderes debateram o fenômeno do home office e avaliaram os resultados obtidos até o momento, bem como os desafios em gerir os colaboradores no atual momento.
Dando abertura ao encontro, o secretário-geral da Câmara Italiana de Minas Gerais, Leonardo Freitas, e o presidente da Câmara Italiana do Rio Grande do Sul, Felipe Olinto, deram as boas-vindas aos participantes e agradeceram a Pyou Brazil, ao Consulado da Itália em Belo Horizonte e ao Consulado-Geral da Itália em Porto Alegre pelo apoio na realização do webinar.
Balestrin iniciou as apresentações com uma contextualização sobre os desafios que surgem nas relações sociais e de trabalho, tanto para os funcionários, quanto para os líderes de equipe das empresas, diante das rápidas mudanças causadas pelo isolamento social e a necessidade de se trabalhar remotamente, a partir de suas casas, ou de maneira ainda mais cautelosa e controlada.
Em seguida, os palestrantes apresentaram as tecnologias utilizadas, por suas respectivas empresas, para possibilitar os trabalhos e controlar os resultados, o que requer constante monitoramento da dinâmica e diálogo com a equipe. Além disso, comentaram sobre a necessidade de reconhecer que as mudanças exigem empatia, união e apoio entre os colegas de trabalho para enfrentar, não só o distanciamento social, mas, também, as dificuldades psicológicas causadas pela nova realidade.
No decorrer da videoconferência, por meio de interações com o público, via chat, os palestrantes abordaram diversas questões, entre elas, o gerenciamento dos resultados das equipes e das vendas das empresas, como construir o sentimento de pertencimento sem o contato físico, como os famosos bate-papos na hora do café e, também, como incluir essas novas formas de trabalho no futuro, aprendendo com os desafios do presente.
Ao final da transmissão, o presidente da Câmara Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, em agradecimento aos palestrantes por todo o conteúdo compartilhado, contou sobre sua experiência em home office, que antecede ao período atual, e os benefícios da otimização do trabalho e do tempo, além de pontuar como a alternativa é capaz de adaptar o mercado no futuro.