Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Entrevista: Nara Freire – Proprietária da Nara Freire Arquitetura

28/02/18

Graduada pela Universidade Fumec, Nara Freire tornou-se mestre em Urbanismo pela Université Cergy Pontoise, em Paris. Aprimorou também sua formação por meio de cursos de Intervenções Urbanas em Londres e Arquitetura e Espaços Urbanos Contemporâneos, em Amsterdam, no INSD – International Network for Settlement Design.  Profissionalmente, trabalhou em projetos do Governo de Minas Gerais e mantém carreira como professora na Universidade de Itaúna e no Centro Universitário Newton Paiva.

1 – Considerada uma feira internacional inovadora no setor de estilo de vida, conte como foi participar desse evento?

Fiquei imensamente honrada com o convite da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais e creio que iniciativas como esta movimentam o mercado e nos dão a oportunidade de aplicar os conhecimentos e experiências adquiridos na nossa rotina de trabalho, propiciando a apresentação de novidades e surpresas aos clientes e parceiros. Minha participação neste evento em Milão foi muito proveitosa. A cidade se destaca no cenário do design e da moda, e sempre é referência em qualidade, criatividade, inovação e elegância. Feiras e eventos internacionais são sempre frutíferos e agregam muito em nosso currículo e experiência. Nos dão a oportunidade de vivenciar novas experiências, conhecer tendências de mercado, além de possibilitar o contato direto com fornecedores.

2 – Qual fator diferencia a Homi Milano de outros eventos no setor?

Acredito que a diferença reside no fato de a HOMI ser uma feira abrangente em life style, que integra um novo conceito de exibição, integrando e relacionando todos os setores de exposições: a casa e as pessoas, conectados a novos estilos de vida, novos experimentos, soluções e bem-estar. Além disso, a existência do espaço business lounge nos permitiu socializar, compartilhar, trocar experiências e conhecimentos de todo o mundo! Acredito que estas trocas são de extrema importância para o nosso engrandecimento pessoal e profissional.

3 – Do ponto de vista profissional, de que maneira a edição de 2018 da Feira pode contribuir para seu negócio?

A HOMI é significado de novas oportunidades, novas ideias, novos contatos, relações comerciais, união, inovação, troca e experiências. A título de exemplo, tive a oportunidade de conhecer uma embaixadora tcheca de um site muito interessante, que basicamente é uma iniciativa de rede social internacional de arquitetura. Este site reúne profissionais de arquitetura e público em geral. Os participantes podem visualizar, compartilhar e comentar fotos e aprimorar suas redes de contatos individuais. Representa uma plataforma única para apresentar o trabalho de arquitetos às empresas, bem como aos usuários ou aos consumidores.

 4 – Quais as novidades apresentadas mais despertaram seu interesse?

Para mim a novidade foi exatamente na abrangência da feira, em suas propostas aliadas ao life style. Além disso, um stand que me chamou bastante a atenção foi sobre tendas para áreas externas. O design, a versatilidade da estrutura, materiais e detalhes únicos faziam toda a diferença para atender clientes variados e então personalizar seus desejos. E é claro os stands incríveis de móveis e decoração, que foram muitos e todos lindíssimos! Voltei ao Brasil super motivada, com a bagagem cheia de inspiração e rica de novidades.

5 – Qual a expectativa para o mercado de arquitetura em 2018 no Brasil?

Sinto que, apesar da crise que nos acompanha há algum tempo, precisamos sempre enxergar soluções. Em situações de dificuldade, a criatividade e inovação trazem soluções aos problemas e dificuldades que surgem. Vejo a arquitetura como uma profissão que envolve e se relaciona com várias áreas de atuação e, por isso, nosso leque de opções e oportunidades é bem abrangente. Temos um campo bem amplo, diverso e cheio de possibilidades, e isto é maravilhoso! Para concretizar essa diversidade, a busca de conhecimento e crescimento precisa ser intensa e constante. Precisamos proporcionar inovações, surpresas e soluções interessantes aos clientes e, para tanto, é imperioso estar em dia com todas as novidades que surgem no mercado mundial. Isso depende de cada um, de seu próprio empenho e dedicação, ao passo que os resultados só aparecem para quem se dedica e se mantém atualizado. E, a meu ver, a expectativa é sempre boa, porque sempre haverá espaço e mercado para aqueles que se dedicam efetivamente.

 

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT