Em missão da Câmara a Marmomacc 2015, empresa ganhou projeção internacional
30/06/16
Em entrevista ao Italia Affari, Luiz Otávio Varoni, engenheiro de produção e sócio da MPM Slate, e Adriano Morais, especialista em comércio exterior e responsável pela área internacional da empresa, detalharam os bons resultados alcançados após a participação na edição 2015 da feira Marmomacc e os planos para visitar o evento este ano, que acontece em Verona, na Itália, de 28 de setembro a 1º de outubro.
1 – Quais os maiores desafios enfrentados no processo de internacionalização e como participar da Marmomac ajudou a superá-los?
Um dos maiores desafios era a prospecção do mercado, descobrir quem são os compradores e ter acesso a eles. A participação na Marmomacc, com a assistência da Câmara Italiana, foi fundamental para a abertura do mercado italiano para nossos produtos. A Câmara fez um excelente trabalho de pesquisa de mercado e conseguiu promover reuniões durante a feira com os maiores compradores de pedras da Itália.
2 – Após a participação na Marmomac, quais as experiências e inovações trazidas da Itália têm sido aplicadas aqui?
A experiência na feira foi enriquecedora, tanto pelo aspecto cultural do negócio quanto pelo conhecimento das novas tendências do mercado.
3 – Com o início da atuação da empresa no mercado externo, quais as perspectivas de crescimento para os próximos anos no exterior?
A MPM Slate tinha uma atuação tímida no mercado internacional, mas com a participação na feira e a geração de novos negócios a tendência dos acionistas é investir mais nas exportações. Para isso, a MPM Slate irá participar da edição 2016 da Marmomacc e também iniciar a prospecção de outros mercados na Europa.
4 – Quais os diferenciais competitivos que o produto brasileiro precisa ter para conquistar o mercado europeu?
O produto brasileiro, para conquistar o mercado europeu, precisa, antes de tudo, de qualidade. Para obter esta qualidade é imperativo que se faça investimentos na cadeia produtiva e também em certificações. A MPM Slate investiu nisso e contratou uma empresa europeia para fazer análises e testes das pedras ardósia para, em fim, conquistar o CE (Certificado Europeu de Qualidade).
5 – De que maneira você acredita que investir na expansão internacional seja uma alternativa de desenvolvimento?
Investir nas exportações é uma forma de ampliar os mercados e melhorar a qualidade do produto. Em épocas de instabilidade da economia brasileira, como a que estamos presenciando agora, a importância da participação no mercado internacional é uma alternativa de continuar o crescimento da empresa.