Empresária contou como foi sua participação na Homi Milano 2019
28/02/19
Nesta edição, o Italia Affari conversou com a arquiteta Cícera Gontijo para saber como foi a experiência dela na Homi Milano. A feira, que aconteceu em Milão, na Itália, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, é um dos principais eventos de design de interiores do mundo, reunindo anualmente os principais expoentes da área. Cícera fundou o escritório, que leva o nome dela, há 30 anos e, durante esse período, construiu uma carreira de sucesso e tornou-se referência na arquitetura e design de interiores em Minas Gerais.
1 – A Homi Milano é uma das maiores feira mundiais do setor de decoração e lifestyle. Como foi participar desse evento?
Foi uma oportunidade única poder entrar em contato com novos produtos e fazer contato direto com fabricantes de diversos utensílios, mobiliário e complementos para casa.
2 – Como profissional de arquitetura e Design de Interiores, o que a participação na feira agrega ao seu trabalho?
A visita à feira proporcionou contato com as últimas tendências do design de produtos e utensílios de casa, enquanto a visita aos estandes dos fabricantes, com ambientações e novos produtos, serve de inspiração para projetos de design de interior, sintonizados com o que há de mais moderno no segmento.
3 – Durante a feira, quais as novidades e tendências mais despertaram seu interesse?
A tendência do design dos aparelhos de mesas e utensílios expostos foi o que considerei mais impressionante. Principalmente os utensílios coreanos que, com desenhos e formas simples, formavam um design de sofisticação ímpar. A tecnologia aliada ao design representou aquilo que, para mim, mais se sobressaiu. A garrafa com capacidade para mostrar ao usuário a quantidade de água necessária diariamente e com sistema para avisá-lo é um exemplo disto. Porém, foram diversos os utensílios de cozinha que mostraram como o design ligado à alta tecnologia pode influenciar, positivamente, em outros campos, como a saúde.
4 – A Homi acontece em Milão, capital mundial do design. Na sua opinião, o que faz do design italiano algo único e, ao mesmo tempo, tão influente ao redor do mundo?
O design italiano é fruto centenas de anos do desenvolvimento de uma cultura específica, influenciada pela evolução das artes, e o aprimoramento de técnicas de produção altamente sofisticadas. A incorporação de novos conceitos e a inovação permanente colocam na vanguarda os criadores do design italiano.
5 – De alguma maneira, a escola italiana de design e arquitetura influenciam na criação de seus projetos?
Seguramente, é impossível negar a influência de diversos ícones da escola italiana de design [nos meus projetos]. Fundadores desse movimento, como Ponti, Molino e Castiglioni, são influências presentes na etapa de formação que persistem como guias para toda [a minha] vida profissional. A produção de nomes da vanguarda atual como Citterio, Meda e Zanini perpetuam a influência da escola italiana no cotidiano de criação de projetos de novos designers em todo o mundo.