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Entrevista: Alberto Medioli – Diretor Geral do Grupo Sada e da OMR Componentes Automotivos

Empresário de vasta atuação e grande importância para economia do estado e do país, fala sobre trajetória profissional, a mudança para o Brasil e a ligação com a Itália.

Empresário de grande importância para a economia de Minas e do Brasil, com atuação em diversos ramos e empresas, Alberto Medioli conta à Câmara Italiana de Comércio de Minas Gerais um pouco sobre sua trajetória profissional, a vinda para o Brasil e a forte ligação ainda existente com a Itália.

Como foi a sua carreira antes de se tornar empresário?

Dos 14 aos 18 anos fiz uma escola técnica de contabilidade e administração na cidade de Parma, que me levou para este caminho.

Como as atividades da OMR se iniciaram e o que o senhor acha que foi mais importante para que ela alcançasse o sucesso que alcançou?

Em 1998 recebi a visita dos donos da OMR Itália que estavam à procura de um parceiro para desenvolver alguns componentes do motor Fire da Fiat que já estavam fornecendo na Itália. A união deu certo, pois se juntaram dois grupos com o mesmo perfil técnico, mesmos objetivos e as mesmas ambições.

Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou como empresário no Brasil?

As maiores dificuldades se deram pelas burocracias brasileiras na importação dos equipamentos específicos para a produção dos componentes que estávamos desenvolvendo.

Existem significativas diferenças entre gerir uma empresa no Brasil e na Itália? Qual seriam?

Aprendi e ensinei para os meus sócios que no Brasil as coisas fáceis são difíceis e as coisas difíceis são fáceis, ou seja, é fácil iniciar novos empreendimentos o difícil é superar a burocracia e entender a legislação, a carga tributária, entre outros.

Podemos ver que a empresas que compõe o Grupo Sada são de setores bem variados. Como foi este processo? Qual a participação relativa destas empresas no Grupo?

Na realidade, em um país em grande desenvolvimento sempre aparecem novas oportunidades. Quando cheguei em 1990 eram produzidos pouco mais de 1.000.000 de veículos, em 15 anos quase quadruplicou o volume. Neste período conseguimos consolidar a atividade ligada ao setor automotivo, transporte, concessionários e auto peças. Em 2005 iniciamos a investir no setor energético, de bio massa, produção de álcool e reflorestamento.

Qual a importância da origem italiana para o sucesso das empresas do Grupo Sada e qual é a ligação atual do grupo com o mercado italiano?

A cultura o modelo administrativo e operacional que aprendi na Itália são modelos que podem ser aplicados no mundo inteiro, mas também foi necessária uma rápida adaptação ao território e uma constante adaptação aos tempos que mudam constantemente as exigências. A Itália, apesar da crise que está vivendo, continua sendo o berço de inovações tecnológicas, os contatos que continuamos mantendo são fundamentais para nos atualizaramos e nos adaptarmos às novas exigências do mercado.

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