Desconhecimento atrasa a entrada das empresas no mundo do Marketing Digital
15/02/18
Muitos empresários não sabem como agir diante do novo marketing digital por conta de sua incompreensão de como funciona a internet. Pesquisa realizada pela Piquini Comunicação Estratégica junto a empresas associadas da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais mostra que mais da metade delas ainda não trabalham suas mídias digitais de forma integrada, nunca utilizaram das ferramentas do Google Adwords nem de gestão de leads.
“A boa notícia é que o mundo digital é mais fácil de entender e usar do que se imagina e é muito eficaz”, afirma Marco Piquini, da Piquini Comunicação Estratégica, que em conjunto com a Câmara Italiana realiza, dia 6 de março a palestra “Entenda o que é marketing digital antes que seja tarde demais”. O encontro será as 9h, no Casa Guaja (Avenida Afonso Pena, 2881). O evento é gratuito para empresas associadas da Câmara.
“De nada adianta um site bonito se ele não aparece na busca do Google, nem investir no facebook e instagram sem entender como essa mídia pode gerar negócios”, avalia Piquini, que antes de abrir sua empresa foi executivo de comunicação do Grupo Fiat por quase 20 anos. Para ele, o desconhecimento é o vilão dessa história. “O primeiro passo é entender a lógica de funcionamento do mundo digital para depois aplicá-la em benefício da estratégia da empresa”, sugere ele. “Marketing digital pode ser um excelente negócio”, diz.
Segundo Piquini, há um método a ser seguido. A estratégia digital nasce do plano de negócios da empresa, do posicionamento da marca no mercado, dos diferenciais de produto, dos públicos-alvo e de outras informações importantes. A partir delas, definem-se as estratégias que auxiliarão a localização fácil do site, bem como o estilo e a linguagem dos conteúdos a serem produzidos. “Depois faz-se um plano de Adwords ou de mídias digitais ou, para promover a divulgação e acelerar os processos”, enumera Piquini. “Esse é o começo”.
A resistência das empresas em adotar estratégias digitais também se deve à dificuldade de se tratar com fornecedores de sites, de conteúdo, de gestão de mídias e, em meio a isso, alinhar uma estratégia comum. “A integração de todos em torno de um plano é o que garante sua efetividade e baixo custo”, explica Piquini. “Por isso, saber como tudo funciona faz a gestão do marketing digital da empresa ficar mais fácil”.
Os empresários não têm muita escolha: devem entender e adotar o marketing digital. Segundo Piquini, algumas podem até sobreviver com métodos tradicionais de relacionamento com seus clientes, mas isolar-se analogicamente pode ser um perigo: “A empresa pode tornar-se gradualmente irrelevante perante o consumidor”, alerta ele. Hoje, antes de comprar, os clientes avaliam produtos e preços, verificam as opiniões de outros consumidores e tomam suas decisões de compra em ambientes em que só estão presentes as empresas que já se utilizam do mundo digital para sua comunicação.
“Um teste interessante de se fazer é buscar no Google seu produto e verificar em que lugar ele aparece na lista de pesquisas”, exemplifica Piquini. “Se não apareceu na primeira página, sua empresa já está perdendo”.