Pesquisa
Feche esta caixa de pesquisa.

Energia fotovoltaica fica mais acessível para mineiros

BDMG, em parceria com a FIEMG, facilita financiamento para energia solar

20/07/18

Ao decorrer do tempo, muito se tem pensado sobre energia sustentável e redução dos custos com a energia elétrica, uma solução para isso tem sido a utilização, cada vez mais, de energia fotovoltaica. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em 2016, o número de microgeradores de energia solar cresceu 407% em relação ao ano de 2015, a expansão acentuada aconteceu principalmente em residências (80%). Para 2024, o órgão estipula que serão 886,7 mil unidades consumidoras que receberão créditos dessa energia, totalizando uma potência instalada de aproximadamente 3,2 GW.

A boa notícia é que tanto empresas quanto pessoas físicas, que possuem investimentos em energia fotovoltaica, têm agora mais oportunidades de desenvolvimento para o seu negócio e podem contar com a assessoria da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) para o fácil acesso ao crédito. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG) lançaram recentemente duas importantes linhas de financiamento: o BNDES Fundo Clima – para máquinas e equipamentos novos nacionais – e o BDMG Solar Fotovoltaico, para a compra de equipamentos importados.

A linha do BNDES, além de atender pessoas físicas, está aberta para quem precisa investir em mão de obra. As empresas que optarem pode este financiamento devem estar cadastradas no Credenciamento de Fabricantes Informatizado (CFI). Os itens que podem ser financiados por meio do banco são: máquinas e equipamentos cadastrados no Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) ou com o Selo Procel (considerando os itens para os quais o PBE fornece a certificação de eficiência energética, serão aceitos apenas os de classificação A ou B); sistemas geradores fotovoltaicos, aerogeradores até 100kw, motores movidos a biogás, inversores ou conversores de frequência e coletores/aquecedores solares; ônibus e caminhões elétricos, híbridos e outros modelos com tração elétrica; e ônibus movidos a etanol.

Apesar de financiar os mesmos itens acima, o BDMG atende apenas às instituições mineiras, fomentando o desenvolvimento da energia fotovoltaica em micro e pequenas empresas por meio de uma linha de financiamento específica e com condições especiais para viabilização de projetos e crescimento do setor em Minas Gerais, cujos diferenciais da linha são a agilidade na liberação do financiamento e taxas diferenciadas.

Categorias
 
Últimos Posts
Tags
it_IT