No dia 15 de julho, o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, participou de um almoço no Itamaraty, em Brasília, promovido pelo Presidente Lula para homenagear o Presidente da Itália, Sergio Mattarella.
O evento contou com a presença de autoridades e empresários dos dois países, onde foram discutidos principalmente os sistemas para promover e melhorar os relacionamentos comerciais entre Brasil e Itália. As atividades destacadas como melhores oportunidades e que merecem atenção especial incluem desenvolvimento de novas tecnologias para os setores:
1.Agroalimentar
2. Mineração
3. Infraestrutura
4. Produção agrícola
5. Produção siderúrgica
6. Produção industrial em geral
7. Produção de energia sustentável
Durante o encontro, o Presidente Mattarella ressaltou a necessidade de novas energias para fortalecer as democracias, e que é fundamental pensar em termos inovativos para alcançar novos marcos. Além disso, enfatizou a importância de uma transição verde que seja concreta, pragmática, sustentável e eficaz.
Valentino Rizzioli destacou aos Presidentes Lula e Mattarella a importância das atividades das Câmaras de Comércio Italianas que operam no Brasil. Ressaltou como o profundo conhecimento dos dois países é essencial para ajudar tanto os empresários brasileiros quanto os italianos no início de suas atividades empresariais.
Este encontro reforça o compromisso da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais em promover relações comerciais sólidas e oportunidades de desenvolvimento para ambos os países.