Câmara participa da agenda da primeira visita de Antonio Bernardini ao Estado
22/09/16
Reforçar a importante relação comercial e industrial entre Minas Gerais e a Itália e abrir portas para novos projetos. Foi com este objetivo de diplomacia econômica que o Embaixador da Itália no Brasil, Antonio Bernardini, realizou sua primeira visita oficial ao Estado, entre os dias 19 e 21 de setembro. A agenda de compromissos, organizada pelo Consulado Italiano de Belo Horizonte, contou com a participação da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio e Indústria de Minas Gerais em diversos momentos.
Na abertura dos encontros, no dia 19, o presidente da Câmara, Valentino Rizzioli, esteve presente em uma reunião com o Embaixador na Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) para apresentação dos potenciais setores de intercâmbio com a Itália, dando prosseguimento à forte relação entre mineiros e italianos. Após o compromisso, ainda na Fiemg, o presidente, acompanhado dos vice-presidentes Gino Cucchiari, Giuseppe Isoardi, Mario Araldi, Pietro Sportelli e Raffaele Peano assistiu à cerimônia de entrega da “Ordem da Estrela da Itália” ao presidente da Fiemg, Olavo Machado Junior, condecoração que é um reconhecimento do Governo Italiano da atuação notória na promoção das relações de amizade e colaboração com a Itália, reforçada pela presença da Fiemg nos últimos anos.
Seguindo os compromissos, anfitrionado pela Cônsul Aurora Russi, Bernardini participou, no dia 20, no Consulado da Itália em Belo Horizonte, da entrega do cheque simbólico às associações beneficiadas pela arrecadação de alimentos na Festa Italiana 2016, promovida pela Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais (Acibra-MG), através do presidente da instituição e vice-presidente executivo da Câmara, Raffaele Peano. Em seguida, a convite da Cônsul, todos participaram de um almoço com a comunidade italiana no restaurante Il Limoncello, preparado pelo chef Pino Quaglia.
Encerrando sua visita oficial, no dia 21, Antonio Bernardini, visitou a fábrica da Fiat em Betim (MG), acompanhado pelo presidente da Câmara Ítalo-Brasileira e pelo presidente da Fiemg, quando conheceu as instalações da unidade industrial da montadora italiana. Em seguida, visitou a fábrica do Grupo Aethra Sistemas Automotivos, em Contagem (MG), sendo recebido pelo presidente do grupo, Pietro Sportelli.
Entre outros compromissos, o Embaixador encontrou-se com o Governador de Minas Gerais, a quem pode testemunhar a presença de uma ativa e multidisciplinar comunidade italiana em Belo Horizonte.