Evento discutiu aspectos técnicos, burocráticos e oportunidades para o comércio entre o País e o bloco europeu.
28/03/19
Aconteceu na tarde dessa quarta-feira (18), o Seminário Desafios e Oportunidades no Comércio com a União Europeia, na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte (MG). O evento, que foi realizado pela Câmara de Comércio Ítalo-brasileira de Minas Gerais, trouxe profissionais, dos setores público e privado, para debater e esclarecer os pontos mais complexos dos processos de exportação e importação entre o Brasil e os países do bloco europeu, além de oportunidades para empresas que desejam levar seus produtos para a Europa.
O seminário teve início às 14h e foi aberto por Fabiano Soares Nogueira, representando a Fiemg, e Valentino Rizzioli, presidente da Eurocâmara e da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais. Na sequência, Alexandre Brito, consultor de negócio internacionais da Fiemg, falou sobre o cenário atual das relações econômicas entre Minas, Brasil e Europa. O palestrante trouxe gráficos e informações que revelam o panorama das relações comerciais do país e do estado com a UE, além de explicar melhor as parcerias históricas entre Brasil e Europa.
Na sequência, o chefe da seção de comércio da delegação da União Europeia no Brasil, Michele Villani, fez um discurso ressaltando a expectativa de um acordo comercial entre o país e a Europa. Villani destacou, ainda, a importância da parceria entre Brasil e Europa. Adriana Pereira, superintendente da Tora Recintos Alfandegados apresentou sua palestra em seguida, trazendo oportunidades e soluções logísticas para quem deseja expandir suas relações comerciais com a Europa. Representando o escritório HLL Advogados Associados, Leonardo Pieri, abordou diversos aspectos legais dos processos de exportação e importação, dando ênfase às formas de facilitar o processo de acordo com a legislação brasileira.
Durante o intervalo, os presentes confraternizaram e retornaram ao auditório para a palestra de Matheus Rodrigues Cerqueira, coordenador da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Cerqueira falou um pouco sobre alguns processos formais necessários para a importação e exportação de bens regulados pelo órgão, como medicamentos e produtos químicos, e sobre o papel da Anvisa nos tramites comerciais.
As duas últimas palestras foram ministradas por auditores da Receita Estadual, com Ruben Gueiros, e Receita Federal, com Carmen Nepomuceno. Ambos falaram sobre os papéis dos órgãos que representam em suas respetivas esferas, discutindo aspectos técnicos do comércio internacional e ressaltando que a parte burocrática a cargo deles pode ser realizada em tempo bastante hábil. Gueiros deu destaque à recente digitalização dos processos, e disse que a comunicação entre as entidades é otimizada pelo uso da internet.
A série de palestras foi encerrada com uma rodada de perguntas com Carmen Nepomuceno, Ruben Gueiros e Matheus Rodrigues Cerqueira, mediado por Alexandre Brito. As questões levantadas abordaram processos específicos como detalhes técnicos de processos aduaneiros e especificações técnicas exigidas pela Anvisa.
O seminário “Desafios e Oportunidades no Comércio com a União Europeia”, foi patrocinado pela Tora e Ventana Serra. O apoio para a realização do evento foi da ACIC(Associação Comercial e Industrial de Contagem), AC Minas(Associação Comercial e Empresarial de Minas), Belgalux Brasil, CCI França-Brasil, Câmara Portuguesa de Minas Gerais, CDL Belo Horizonte, FECON Minas(Federação dos Contabilistas de Minas Gerais), Fiemg(Federação das Indústrias de Minas Gerais), INDI(Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais), Jornal O Tempo, SAE Brasil, Setcemg(Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), Sindipeças e Abipeças, Sindicado dos Despachantes Aduaneiros de Minas Gerais e UBQ(União Brasileira para Qualidade). A realização foi da Câmara Ítalo-brasileira de Comércio Indústria e Artesanato de Minas Gerais e da Eurocamara Minas Gerais.