Entenda o processo de votação para cidadãos italianos residentes no exterior
19/02/2018
Cidadãos italianos ou com dupla nacionalidade, que vivem no exterior, poderão participar da votação para Deputados e Senadores do dia 4 de março de 2018.
Todo cidadão italiano que residir no exterior poderá eleger seus representantes para a Câmara e o Senado Italiano. O voto no exterior somente não é previsto para eleições do Conselho Regional, Municipal e Provincial.
O número de deputados e senadores que são eleitos para cada uma das repartições é proporcional à quantidade de italianos residentes naqueles países. Para a América do Sul são quatro deputados e dois senadores.
Processo de votação pelos Correios
A rede diplomática e consular da Itália concluiu o envio das cédulas eleitorais para os cidadãos expatriados exercerem seu direito por meio do voto pelos Correios.
Após preencher devidamente a cédula com os candidatos de sua preferência o eleitor deve entregá-la ao consulado de sua circunscrição até a quinta-feira anterior ao pleito (1º), às 16h, sendo de responsabilidade da Instituição despachar as cédulas à Itália.
Segurança do processo de votação
O diretor-geral do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Luigi Maria Vignali, garantiu que novas medidas tomadas pelo governo aumentaram a segurança do processo eleitoral nos consulados.
“Realizamos uma série de medidas para aumentar a correção do voto, como o código de barras nos envelopes enviados aos eleitores, e sua regularidade, como o novo portal que permite um diálogo constante entre o Ministério e a rede consular”, conta Vignali durante visita ao Consulado-Geral de São Paulo.